O Outono chegou e você sabe como se preparar para essa época cheia de oscilações de temperatura que deixam sua imunidade lá embaixo?
O Outono é a estação de transição entre o Verão e o Inverno. O clima fica muito seco e, com isso, o nariz, a boca e a garganta ressecam. Esse é o momento de redobrar a atenção com a saúde, pois os riscos de desenvolvimento de doenças respiratórias aumentam. Por isso, já adiantamos: beba muita água!
Mas não se preocupe, nós vamos dar algumas dicas infalíveis para que você passe pelo Outono de forma saudável e chegue ao Inverno com a imunidade reforçada.
Um dos pontos-chave para o fortalecimento da imunidade é a escolha adequada dos alimentos que serão ingeridos nessa época. Acerte na preferência e a sua imunidade será o seu melhor remédio.
Começaremos falando sobre um grande aliado, o alho. Ele contém uma substância chamada alicina, que está relacionada ao combate de infecções e de bactérias, além de prevenir o câncer de estômago e de colorretal. Uma boa dica para o consumo é a versão em cápsulas do óleo de alho.
Os cereais integrais são ótimas opções para o reforço imunológico do nosso organismo. Ricos em fibras como as beta-glucanas, possuem ação antioxidante e também antimicrobiana, diminuindo a incidência de gripes e de resfriados. Vale lembrar também da influência no poder de cicatrização e da capacidade de auxiliar na intensificação do efeito de antibióticos. Opções de cereais integrais não faltam, por exemplo, aveia, cevada, farinhas diversas e snacks como cookies integrais sem glúten e outros.
            Frutos do mar como ostras, lagostas, moluscos e caranguejos são alimentos ricos em selênio, mineral que auxilia as células brancas do organismo a combater o vírus da gripe, expulsando-o do corpo pelo sistema imunológico. O salmão e o arenque são ricos em ômega-3, que auxilia no processo inflamatório, protegendo os pulmões da ação nociva de gripes e de resfriados.
Temos ainda como opção os cogumelos. Eles estão intimamente ligados com a produção e com a atividade das células brancas do sangue, ou seja, com a imunidade celular. Dessa forma, por que não incluir uma boa porção de cogumelos em uma de suas refeições principais? Inclua.
Os probióticos são organismos vivos que atuam na flora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino e também fortalecem o sistema imunológico. A forma em cápsulas é uma boa opção para o consumo de probióticos.
Para os adeptos da carne vermelha, é importante lembrar sobre a presença do zinco, mineral importante no combate a infecções. O zinco desempenha papel importante na criação de células brancas do sangue, ou seja, auxilia na produção de células do sistema imunológico, que reconhecem e destroem as células invasoras presentes no organismo. Prefira consumir carnes com menor teor de gordura.
Os chás também ganham lugar no nosso ranking de alimentos que ajudam a reforçar o sistema imunológico no Outono. O chá verde e o chá branco são ricos em catequina e em epicatequina, antioxidantes que atuam combatendo os radicais livres. Ainda possuem ação imunoestimulante, fortalecendo nossa imunidade. Seu consumo pode ser feito por meio de cápsulas ou ainda por meio da versão em pó.
 
Fonte: Marcela M. Machado

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