Às vezes é difícil se manter focado durante muito tempo, não é mesmo? Preparamos uma listinha de atitudes e atividades do dia a dia que vão te ajudar a se manter focado e ter rendimento máximo nos seus compromissos.
– Fazer pausas em ambientes naturais
Que tal dar uma volta na praça ou no parque quando estiver cansado de pensar? Segundo um estudo da Universidade de Michigan, os ambientes naturais possuem um alto poder de redução da fadiga. Sendo assim, após uma volta no parque, você conseguirá prestar mais atenção no seu projeto.
– Praticar meditação
A revista científica PNAS publicou uma pesquisa que afirma: meditar 20 minutos por dia durante o período de cinco dias é suficiente para melhorar o seu rendimento em testes de atenção.
– Adotar uma frase de orientação
Toda vez que você se pegar divagando por seus pensamentos, pense na sua frase. Por exemplo, “volta pro mundo”, e esse pensamento vai te direcionar direto para o foco no que você estava fazendo.
– Jogar videogame
É isso mesmo, jogar videogame! Segundo um estudo da Universidade de Rochester, as pessoas que jogam games de ação são experts em atenção visual seletiva, ou seja, são muito eficientes na maneira como usam seus recursos de atenção.
– Controlar a ansiedade
Priorize e organize suas atividades por ordem de importância. Estabeleça as metas para o seu dia baseado nos seus prazos, e dedique seu tempo e foco às tarefas que estão com prazo mais curto, para depois pensar e adiantar projetos futuros, evitando a ansiedade.
– Praticar exercícios físicos
A revista Experimental Educational Psychology afirma: o exercício físico é capaz de melhorar o rendimento cognitivo. Por exemplo, segundo a pesquisa, um exercício aeróbico de até 12 minutos melhora a capacidade de atenção seletiva em crianças.
Fonte: iBeg

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