O diabetes é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, devido ao grande número de portadores da doença. É uma doença crônica caracterizada pela alteração na secreção e/ou na ação da insulina. Quando há falha na secreção ou na ação desse hormônio, ocorre a hiperglicemia (níveis elevados de açúcar no sangue), que pode levar diversas complicações à saúde.

É importante que o diabético tenha atenção aos seus hábitos alimentares e de vida, para evitar o aumento dos níveis de glicose e se prevenir das consequências da doença. Alguns alimentos podem auxiliar tanto na prevenção quanto no controle do diabetes, diminuindo os riscos de complicações. Conheça esses alimentos e como incluí-los no cardápio:

Feijões

Os feijões são grãos ricos em fibras solúveis, que ajudam a regular o nível de glicose no sangue, promovem saciedade e contribuem para a redução do colesterol. Ricos em proteínas e com baixo teor de gordura saturada (um tipo de gordura que, quando consumida em excesso, aumenta o risco de doenças cardiovasculares).

Como consumir: varie os tipos de feijões no seu cardápio e consuma-os diariamente cozidos e combinados ao arroz integral, em saladas, sopas e chilis.

Peixes, sementes de chia e de linhaça

Alimentos como peixes de água fria (salmão, atum e cavala), sementes de chia e de linhaça, são fontes de ômega 3, um tipo de gordura relacionada à redução do risco de doenças cardiovasculares, que possui ação anti-inflamatória e melhora a resistência à insulina.

Dica da nutricionista: além da inclusão desses alimentos no cardápio, o ômega 3 também pode ser consumido na forma de cápsulas de óleos de peixe, de chia ou de linhaça.

Aveia

Assim como a cevada, a aveia é um superalimento para os diabéticos por conta do seu alto teor de betaglucanas. Seu consumo ajuda a melhorar a resistência à insulina e a reduzir o LDL – colesterol. As fibras solúveis presentes na aveia retardam a velocidade de absorção dos carboidratos, o que significa que os níveis de açúcar no sangue ficam estáveis.

Como consumir: adicione aveia em flocos ou farelo de aveia às frutas, iogurtes e smoothies. A aveia também pode ser adicionada em receitas de pães, bolos e cookies.

Frutas vermelhas (berries)

As berries carregam grandes quantidades de polifenóis de ação antioxidante. Seu consumo diário está relacionado à redução da pressão arterial e ao aumento do HDL – colesterol. Possui efeito protetor contra o câncer, ação anti-inflamatória e retarda o envelhecimento. Ricas em fibras, ajudam no controle dos níveis de glicose sanguínea.

Dica: incremente seus lanches com as berries. Elas podem ser adicionadas a iogurtes, smoothies, granolas ou consumidas puras.

Oleaginosas

As oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas, avelãs e pistaches) são repletas de gorduras insaturadas que combatem as doenças do coração e ajudam a reduzir a resistência à insulina, facilitando o controle dos níveis de glicose no sangue. São fontes, também, de magnésio e fibras que também contribuem para o controle do diabetes.

Como consumir: um punhado de oleaginosas no lanche da manhã ou da tarde.

Cacau

O cacau é rico em flavonoides de ação antioxidante. Seu consumo pode melhorar a sensibilidade à insulina em portadores de diabetes tipo 2. Diminui as taxas de colesterol e a pressão arterial, reduzindo o risco de doenças do coração.

Como consumir: você pode adicionar o cacau em pó em qualquer bebida ou preparação que desejar ou consumir um tablete pequeno (25 g) de chocolate amargo por dia.


Azeite de oliva extravirgem

O azeite de oliva extravirgem é fonte de ácido oleico e rico em ácidos fenólicos antioxidantes. Seu consumo pode ajudar na manutenção dos níveis de glicose e a reduzir a resistência à insulina. Além de diminuir os riscos de ataques cardíacos e retardar o envelhecimento.

Como consumir: adicione o azeite ao final das preparações, como tempero da salada ou em pães como substituto da manteiga.

Canela

A canela melhora a sensibilidade do organismo à ação da insulina. Assim, a glicose entra mais facilmente nas células, diminuindo o nível de açúcar no sangue. Seu consumo também pode auxiliar na diminuição da vontade de comer doces.

Como consumir: adicione a canela em pó em frutas, iogurtes e smoothies. O suplemento Glicoative Mundo Verde Seleção é composto por magnésio, manganês e cromo com extrato de canela. Excelente alternativa para diabéticos e pessoas que têm compulsão por doces.

Banana-verde

A banana-verde é fonte de amido resistente, uma espécie de fibra solúvel que forma uma espécie de “gel” que retarda o esvaziamento gástrico, diminuindo a velocidade com que a glicose é absorvida. Dessa forma, ajudam tanto na prevenção, quanto no controle do diabetes.

Como consumir: pode ser consumida na forma de biomassa ou de farinha. Adicione em sucos, smoothies, iogurtes ou no preparo de receitas de pães, bolos e cookies.

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