Oi, mundo! <3

Hoje é quarta-feira, dia de episódio novo no nosso canal e também do quadro Minha Primeira Vez! Vocês lembram? É quando eu me aventuro em um novo esporte, prática ou atividade física para contar um pouco sobre a minha experiência.

E vocês acreditam que eu nunca havia feito Crossfit?

Pois é! Esse esporte já me chamou a atenção uma vez porque ficou bem famoso, pelo grande número de adeptos e porque muitos amigos e amigas me disseram que ajuda demais quem quer perder peso!

E é verdade, viu, gente! O Crossfit é, acima de tudo, um esporte de alta intensidade que une três modalidades esportivas, que são:

  • Ginástica Olímpica;
  • Levantamento de Peso Olímpico (LPO);
  • Esportes de Atletismo.

O objetivo é tirar dessas modalidades o máximo de benefícios para o nosso dia a dia, como controle de peso corporal, postura, força, resistência física e cardiovascular, além dos diversos benefícios estéticos que qualquer esporte pode nos proporcionar.

Ah, e não se fala “academia de Crossfit”, mas sim “BOX de Crossfit”. Legal, né?

O Juliano Azevedo é um dos head coaches (uma denominação mais moderna para instrutor/professor) do Box Crossfit Leste e me ajudou com várias dúvidas sobre o assunto, por exemplo:

Vou treinar Crossfit! Preciso comer antes?

Sim, pois é um esporte que exige muita resistência e força física.

O ideal é comer coisas saudáveis e fontes de carboidratos e gorduras boas para o fornecimento de energia, como castanhas, barras de nuts, vitaminas de frutas com óleo de coco, tapioca, aveia… Vou dar umas dicas do que eu comeria:

  • Tapioca com banana e pasta de amendoim (sou vi-ci-a-da nesta mistura! Segura bem para o treino).
  • Vitamina de morango, banana e óleo de coco (o óleo de coco é um excelente antioxidante, que protege nossas células durante a prática de alta intensidade).
  • Mingau de aveia e proteína vegana (também pode ser com uma fruta, como banana e mamão, ou pode ser outra proteína também, como o whey protein).

Se você quiser incrementar uma suplementação na sua dieta, o BCAA é excelente, pois protege as fibras musculares e garante uma rápida recuperação após a atividade.

Dica da Adê: BCAA Mundo Verde Seleção #naoficosem 😉

Se Joga no Crossfit - Foto

Como começam os treinos?

Os treinos de Crossfit são divididos em três partes:

  1. Warm Up: aquecimento. Quando se prepara o corpo e principalmente a musculatura cardiovascular para o que vem de pior.
  1. Skill: momento para treinar uma habilidade ou técnica nova. No meu caso, treinei subir em uma corda (nessa primeira vez não passei nem dois metros do chão, vai vendo!).
  1. W.O.D. (Workout Of the Day): a parte mais intensa do treino (sério, quando a gente começa dá um pouco de medo, mas depois é possível ver luz no fim do túnel).

Dê uma olhada no vídeo pra você entender um pouquinho do treino e ver como eu me saí em cada etapa!

Na boa? Acho até que me saí bem… mas tudo nessa vida é uma questão de prática e o legal do Crossfit é que é um esporte bastante desafiador, não me fez querer desistir assim tão fácil.

Para quem está em busca de uma atividade que seja diferente a cada dia e que ensine sempre algo novo, acho o Crossfit superindicado! 😉

Faz bem pro corpo e você interage com muita gente nova, que quer a mesma coisa que você: saúde!

Mas Adê, qualquer um pode fazer Crossfit?

Sim! E sabe o que é o mais legal? Todas as pessoas treinam juntas e uma vai motivando a outra, cada um no seu tempo, a terminar todas as etapas do treino. É um exercício para o corpo e para saber conviver com as diferenças!

Gostou do Box que mostramos no episódio? Você pode ter mais informações sobre ele aqui.

Tô louca pra treinar isso de novo. E vocês, o que estão esperando pra se jogar em algo novo?

Se Joga no Crossfit

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Beijo!