A palavra da semana é quinoa. E nós temos motivos de sobra pra falar desse grãozinho mágico. Originária dos Andes, a quinoa é considerada um pseudocereal, pois possui propriedades e nutrientes iguais aos de um cereal, mas é cultivada e semeada de um jeito diferente.

A quinoa tem a quantidade ideal de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos, e suas fibras causam sensação de estômago cheio – o que é ótimo para quem está de dieta. Sendo livre de glúten, ela pode ser incluída na dieta de celíacos e diabéticos, além de ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

“E o que eu posso fazer com ela?”

Tudo! Na maioria das vezes a quinoa é vendida em sua versão em pó, o que faz dela um alimento muito versátil. Mas mesmo em grão é bem fácil colocar quinoa no cardápio. Por exemplo:

– Para o café da manhã, misture a quinoa com iogurte e frutas. Pode também colocá-la no mingau. Combina muito com aquele pão caseiro.

– Para o almoço ou jantar, nada melhor que uma saladinha, risotto ou arroz de forno que leve o grão.

– Você pode acrescentá-la em sucos e vitaminas, para garantir a disposição no treino, por exemplo. E se está a fim de preparar um snack caseiro, se joga na cozinha e prepara cookies.

Agora que você já conhece os benefícios e como colocá-la no seu cardápio, pode se jogar na quinoa!

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