Todos os dias somos expostos a microrganismos como fungos, bactérias e vírus. Se nosso sistema imunológico estiver fragilizado podemos desencadear sérios riscos a saúde. Assim, em momentos de baixa imunidade, podemos começar a apresentar sinais de resfriados, gripes e infecções. E, consequentemente, de doenças um pouco mais graves. Mas com o consumo diário de vitaminas e nutrientes certos você pode prevenir a baixa imunidade e ainda manter o bom funcionamento do organismo.

A seguir, você vai conhecer os 5 suplementos importantes para turbinar o sistema imunológico. Confira!

1 – Vitamina C:

vitamina C é, sem dúvidas, a vitamina mais procurada quando pensamos em tratar e melhorar gripes e resfriados. Este benefício se dá por esse nutriente desempenhar um papel importante no fortalecimento do nosso sistema imunológico, como na formação de linfócitos, células de defesa que tem relação com produção de anticorpos. Além disso, a vitamina C tem uma forte ação antioxidante. Isso significa que ela atua contra os efeitos dos radicais livres — estruturas responsáveis envelhecimento das células.

2 – Vitamina D:

Hoje sabemos que a vitamina D vai muito além da saúde óssea, ela é essencial para diminuir o risco de doenças que afetam o trato respiratório e infecções que atingem o sistema imunológico. Pode ser obtida por meio de exposição solar, suplementação e através da alimentação, com o consumo de alimentos como atum, salmão e ovos.

3 – Zinco:

Extremamente importante para o corpo no combate a agentes invasores, o zinco interfere na manutenção da função do sistema imunológico, além de contribuir na cicatrização de feridas. Estudos demonstram que a deficiência desse mineral no organismo pode aumentar a ocorrência de infecções virais.

4 – Própolis:

A própolis é uma resina produzida por abelhas, contém mais de 200 compostos químicos que possuem diversos benefícios para a nossa saúde como efeito anestésico, anti-inflamatório, cicatrizante, antibiótico natural, antifúngico, entre outros.  Sendo usada para tratar feridas, infecções, gripes, resfriados e reforçar o sistema imunológico. Podemos encontrar o extrato de própolis sob a forma de spray, em gotas e em cápsulas.

5 – Glutamina:

A glutamina é um aminoácido (partículas menores que formam as proteínas), que participa de importantes funções no nosso organismo. Ela atua na formação das células de defesa do nosso corpo, agindo como combustível para nosso sistema imunológico e na melhora das funções intestinais ao reforçar a barreira do intestino.

Importante lembrar que uma parede intestinal íntegra impede o que não deve entrar na nossa corrente sanguínea. 

De todo modo, para ser ter uma boa imunidade alguns fatores chaves são importantes, e eles se resumem ao equilíbrio nutricional. Uma alimentação balanceada e variada em equilíbrio com uma suplementação adequada irá te ajudar a obter este objetivo tão importante nos dias de hoje.

Receita de shot matinal para imunidade:

Ingredientes que irá precisar:

  • 1 suco de limão espremido;
  • 15 a 20 gotas de Extrato de própolis aquoso;
  • ½ colher de chá de Cúrcuma em pó Mundo Verde Seleção;
  • 60 ml de água filtrada;
  • 1 colher de sopa de L-Glutamina Mundo Verde Seleção;
  • 1/2 colher de café gengibre ralado.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes e beba em seguida.

Dica: Os shots devem ser consumidos assim que preparados para garantir todas as propriedades dos ingredientes.

Referência:

Breda G. et al. The Role of Nutrition in the Immune System. Sight and Life Magazine, 2020.http://www.unirio.br/prae/nutricao-prae-1/quarentena/carregamento-boletins-setan/boletim-no-04-2020

Deixe uma resposta