As doenças cardiovasculares contribuem atualmente como o grupo de doenças com grande número de complicações e mortes em todas as regiões brasileiras. De acordo com o Ministério da Saúde, a região Sudeste lidera o ranking de mortes por doenças do coração.
As mudanças de hábitos que vêm ocorrendo nos países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, levam a alterações importantes no perfil da população. Alterações significantes que se referem a hábitos alimentares, à prática de atividade física, ao estresse e à rotina de trabalho.
Um hábito alimentar saudável, como o consumo diário de alimentos variados e saudáveis, enriquece a dieta com nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e para a prevenção de doenças, entre elas as complicações cardiovasculares.
Existem vários alimentos com composições diferentes que auxiliam na saúde do seu corpo, por isso a mescla de alimentos saudáveis é a melhor dieta para a saúde de seu coração.
Quando ouvimos falar sobre quais nutrientes precisamos ingerir, muitas vezes nos vêm à cabeça de onde vem tais nutrientes?
A seguir, diversos alimentos ricos em nutrientes e atuantes no bom funcionamento e na saúde do nosso coração:

[table id=7 /]

Todos os alimentos citados acima possuem efeitos benéficos para a redução dos riscos de doenças cardiovasculares, reduzem as taxas de triglicerídeos, diminuem o colesterol ruim (LDL) e aumentam as taxas de colesterol bom (HDL), um excelente protetor cardiovascular. Os antioxidantes previnem o envelhecimento celular e são anti-inflamatórios, prevenindo a formação de trombos. Os cereais integrais além de reduzirem o colesterol ruim colaboram com a regulação do intestino.

Fonte: Carolina Berger – Nutricionista da Rede Mundo Verde.

Deixe uma resposta