É uma gordura saturada do bem, que fortalece nossa saúde, fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM) dos quais destacamos os ácidos láurico e caprílico, o óleo de coco possui atividade antiviral e antibacteriana e diversos estudos mostram seu efeito imunomodulador. Veja algumas de suas aplicações.
No esporte
Podemos pensar como uma ótima estratégia de suplementação os triglicerídeos de cadeia média (TCM) em combinação com carboidratos. A suplementação de TCM visa aumentar a utilização da gordura como fonte de energia, poupando os estoques corporais de glicogênio para o final da competição. Quando comparados com os triglicerídeos de cadeia longa (TCL), os TCM são rapidamente absorvidos a partir do intestino e transportados pelo organismo diretamente para o fígado, o que lhe confere a rápida metabolização. Além disso, os TCM possuem velocidade de oxidação comparável à dos carboidratos, mas, por serem lipídios, fornecem uma quantidade de energia maior quando são utilizados pelo corpo. Dessa forma, os TCMs parecem ser o combustível ideal para provas de longa duração.
 
Para beleza
Além de ser utilizado como alimento o óleo de coco funciona ainda como um ingrediente de perfumes, agente de hidratação do cabelo e agente de hidratação da pele em diversos cosméticos, podendo ser usado em fórmulas caseiras.
 
Fortalecimento do sistema imunológico
Possui inúmeras propriedades medicinais, uma parte disso se deve a abundância de ácido láurico, tornando o óleo de coco eficaz na destruição de uma grande variedade de bactérias. Por exemplo, contra as bactérias que podem levar a úlceras de estômago, sinusite, cáries dentárias, intoxicação alimentar e infecções do trato urinário. Auxilia também no combate as infecções virais e fúngicas, bem como na regulação da função intestinal, eliminando as bactérias patogênicas do intestino, favorecendo o crescimento da flora intestinal.
 
Para o coração
Apesar de ser quase 100% gordura saturada, o óleo de coco não prejudica o coração. Pelo contrário, ele ajuda a reduzir o colesterol ruim e. umentar o colesterol bom e contribui para perda de peso e de gordura.
Você pode utilizá-lo em sucos, shakes, vitaminas ou como substituto da manteiga em pães. Por ser fonte de gorduras saturadas, o óleo de coco, é estável em altas temperaturas, e pode ser usado em cozimento.
 
Lembre-se de usar com moderação, pois tudo que é bom em excesso tornar-se nocivo para a saúde e sempre mantenha uma alimentação saudável e prática regular de atividade física, assim você garante e potencializa os benefícios citados aqui.
 
FONTE: Nutricionista Jaqueline Fagundes 

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