Ir ao supermercado é uma tarefa dolorosa pra você? Nunca sabe o que comprar e muito menos escolher os melhores e mais importantes alimentos, que não podem faltar em casa?
Sem crise. Vamos te ajudar a resolver essa questão, mas já saiba: esses alimentos que listamos são essenciais para toda e boa alimentação saudável, por isso, não os deixe passar despercebidos na hora da compra.
Um bom azeite de oliva extravirgem: fonte de gordura monoinsaturada, é muito interessante para a saúde cardiovascular. Rico ainda em antioxidantes, previne o envelhecimento precoce por neutralizar a ação dos radicais livres.
            Dica: prefira comprar o azeite em embalagens de vidro escuro e preferencialmente utilizá-lo para finalizar preparações, e não submetê-lo a cocção. Opte pelo azeite extravirgem pela garantia da qualidade de sua matéria-prima e seu teor maior de nutrientes.
            Ervas e temperos naturais: aliados de um sabor incrível, são capazes de acrescentar vários nutrientes à nossa saúde. Salsa, alecrim, orégano e manjericão, entre outros temperos, são ótimos para melhorar a digestão e também têm ação anti-inflamatória.
            Dica: quando possível, cultive suas ervas em casa e as consuma sempre fresca e livres de contaminantes.
            Cereais integrais: com uma infinidade de opções no mercado, os cereais integrais são indispensáveis para uma boa saúde. Ricos em fibras, regularizam a microbiota, proporcionam saciedade e contribuem para a diminuição dos níveis de açúcar e colesterol no sangue.
            Dica: alguns cereais são sempre bem-vindos, como: chia, linhaça, quinoa e aveia. Mas não se esqueça do arroz integral, vermelho, cateto e tantos outros grãos interessantes que existem no mercado.
            Carne, frango e peixe: fontes de vitaminas, minerais e principalmente proteínas. São essenciais em qualquer dieta ou alimentação, para todas as idades.
            Dica: não exagere na quantidade e varie as opções durante a semana. Não se esqueça de escolher as versões mais magras e sem gorduras.
            FLV (frutas, legumes e verduras): todos ricos em vitaminas, minerais, fibras, carboidratos e proteínas necessárias para a nossa saúde. Não se esqueça de consumi-los diariamente e também de variar as opções e cores.
            Dica: atenção às versões cruas, que podem levar a desconfortos gastrointestinais. Submeta-os ao vapor e consuma-os em seguida.
            Oleaginosas: neste grupo encontramos com as castanhas, amêndoas, avelãs e também as nozes. Indispensáveis quando o assunto é saciedade, emagrecimento, prevenção de doenças cardiovasculares e bom funcionamento do cérebro.
Quando sabemos tudo o que os alimentos são capazes de fazer pela nossa saúde, passamos a não abrir mão de nenhum deles.
Não deixe de incluí-los em sua rotina de alimentação, eles são a base de uma boa qualidade de vida. Tenha um novo olhar quando fizer compras!
Fonte: Marcela Mendes

Deixe uma resposta