Começar uma dieta nem sempre é fácil, tornar seus hábitos alimentares mais saudáveis também gera dúvidas sobre por onde começar.
Para aquelas pessoas que necessitam perder peso ou mesmo para aquelas que apenas desejam adotar uma alimentação mais saudável o primeiro passo é procurar substituir os alimentos refinados pela versão integral. Uma boa dica é começar pelos cereais que estão presentes em maior quantidade na dieta. Na maior parte dos casos observamos que o consumo do pão é comum em 2 a 3 refeições do dia, então por que não começar com essa substituição? Troque o pão comum (francês ou de forma) pelo pão integral e veja quantos nutrientes estará incluindo em sua dieta.

Os alimentos refinados e integrais possuem valor calórico parecido, porém no valor nutricional há uma grande diferença. Os integrais possuem em sua composição vitaminas, minerais e fibras, que auxiliam no melhor
funcionamento do organismo auxiliam, por exemplo, na melhora do funcionamento intestinal e fortalecimento do sistema imunológico, e também contribuem para prevenção de doenças como diabetes, obesidade, câncer e doenças do coração.
O valor nutricional do alimento integral é maior, pois durante o processo de refinamento dos alimentos grande parte das estruturas e, consequentemente, dos nutrientes é perdida. Uma alimentação saudável deve conter alimentos integrais, e para quem quer emagrecer as fibras presentes nesses alimentos auxiliam na saciedade, dessa forma com
uma menor quantidade de alimento você já se sente saciado.