As toxinas acumuladas no organismo geram inflamação e sintomas como: dores de cabeça, falta de energia, dificuldade no emagrecimento, dores articulares, alergias, insônia, constipação ou diarreia crônica, depressão e alterações de humor, baixa imunidade e outros sintomas. Desta maneira, a detox torna-se eficiente e essencial.

 

Destoxificar é o processo de eliminação de toxinas, pelo organismo, não uma dieta. O fígado é o principal órgão responsável por este processo, transformando as toxinas que captamos do meio ambiente (poluição, agrotóxicos, medicamentos e etc.) e através de uma alimentação inadequada (rica em alimentos industrializados, refinados e etc.), em substancias permitidas para eliminação, via urina, fezes e bile.

 

Alguns alimentos tem maior contribuição com o processo detox, dentre eles, estão os folhosos verdes escuros, limão, agrião, chá verde, brócolis, gergelim e as frutas citricas, por exemplo.

 

No entanto, é necessaria orientação de um professional capacitado. Dietas de qualquer tipo, quando seguidas por meses sem acompanhamento, podem levar a diversas deficiencias nutricionais.