Falta de tempo, recesso e até mesmo a preguiça são alguns dos motivos que afastam as pessoas dos treinos – seja a prática regular de esportes, academia ou atividades físicas autônomas. Mesmo que seja por um curto período de tempo, deixar de praticar exercícios físicos regularmente prejudica o funcionamento e comportamento do seu corpo (por isso é tão importante praticar atividade física sempre e não só para preparar o corpo para o verão).

Especialistas dizem que quanto mais saudável e “fit” você fica, piores serão os resultados ao parar de malhar, e que nosso corpo começa a sentir as mudanças disso apenas após alguns dias. Descubra abaixo o que muda em nosso corpo quando paramos de fazer exercícios regularmente:

– Perda do condicionamento físico

Você passa a ter menos resistência cardíaca. Além disso disso, ocorre a perda de flexibilidade, redução de glicogênio nos músculos e na atividade de enzimas, que fornecem energia para o corpo. Uma outra consequência é a diminuição do ritmo no limiar de lactato, o que causará cãibras musculares com mais frequência.

– Perda de força e massa muscular

Com a falta dos exercícios regulares, nosso metabolismo começa a ficar cada vez mais lento, o que significa mais gordura e menos massa muscular. Além disso, a perda de força é inevitável, apenas três semanas sem exercícios já são capazes de deixar qualquer um mais fraco.

– Ganho de peso e gordura

Também causado pela diminuição do metabolismo. A falta de exercícios implica acúmulo de gordura corporal – e se você não tem uma dieta balanceada, provavelmente esse processo acontecerá mais rapidamente. Você começa a sentir as consequências do ganho de peso após uma semana ou mais, pois

o corpo começa a reter mais líquido, dando a sensação de inchaço.

– Mudança de humor e diminuição de autoestima

O ganho de peso possivelmente resultará na mudança da aparência e na baixa autoestima. Você também pode começar a perceber um aumento de estresse e ter problemas para dormir, além de se sentir mais cansado na maior parte do tempo.

Então, nada de abandonar os exercícios, porque além do corpo, sua mente também sente todos os benefícios que eles podem trazer.

Fontes: Mais Equilíbrio e Bolsa de Mulher

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