Uma alimentação equilibrada associada à prática regular de atividades físicas é essencial para uma boa qualidade de vida e para a prevenção de doenças. No cardápio, não podem faltar hortaliças e frutas, preferencialmente orgânicas, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas e óleos vegetais. A ingestão adequada de líquidos também é muito importante para manter o corpo bem hidratado.

Alguns alimentos, quando incluídos no cardápio, podem proporcionar benefícios à saúde, ajudando na prevenção e no controle de doenças, além de nutrir o organismo. Entre eles, destacamos:

 

Chia

A chia é um grão que apresenta amplos benefícios à saúde. Fonte de ômega-3, um tipo de gordura que contribui para a redução da pressão arterial e para o controle e a redução de colesterol. É rica em antioxidantes que retardam o envelhecimento e previnem contra o surgimento de doenças cardiovasculares e contra o câncer. Seu alto teor de fibras promove a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino.

A chia é também uma excelente fonte de cálcio, de manganês e de fósforo, minerais importantes para manter a saúde dos dentes e dos ossos.

Adicione os grãos de chia em sucos, em smoothies, em iogurtes, em saladas ou no preparo de pães, de cookies e de bolos.

 

Farinha ou biomassa de banana-verde

A banana-verde é fonte de amido resistente, que possui efeito prebiótico, ou seja, fortalece e aumenta as bactérias benéficas do intestino. Assim, seu consumo contribui para o bom funcionamento do intestino, para a melhora da digestão e para o aumento da imunidade. O amido resistente presente na banana-verde ajuda no controle da glicemia e do colesterol.

A farinha, ou biomassa de banana-verde, pode ser adicionada a sucos, a vitaminas, a smoothies e a diversas outras preparações.

 

Freekeh

É o grão do trigo colhido ainda verde e tostado, o que lhe confere um sabor levemente defumado e maior valor nutricional que o trigo colhido maduro.

Fonte de amido resistente, é considerado um alimento prebiótico, ou seja, aumenta e fortalece as bactérias “boas” do intestino, auxiliando a regular o funcionamento intestinal.

Possui baixo índice glicêmico. Excelente opção para a prevenção e para o controle do diabetes. É riquíssimo em fibras, que além de contribuírem para o bom funcionamento do intestino, promovem a sensação de saciedade.

Fortalece o sistema imunológico e é o grão mais rico em luteína e em zeaxantina, nutrientes de ação antioxidante e que diminuem o risco de degeneração macular.

Versátil, pode ser usado no preparo de pratos frios ou quentes. Deve ser cozido e usado em saladas, em sopas ou como substituto do arroz.

 

Amaranto

Grão de alto valor nutricional. Fonte de proteínas de alto valor biológico, é uma excelente opção para vegetarianos, idosos, gestantes, crianças e praticantes de atividades físicas. Rico nos minerais potássio, zinco, fósforo, ferro, magnésio e cálcio. Não contém glúten.

Em grãos, pode ser consumido in natura ou cozido como substituto de arroz, em saladas ou em sopas. Em flocos, pode ser adicionado a sucos, a frutas e a iogurtes.

 

Semente de abóbora

A semente de abóbora é rica em zinco, mineral que desenvolve um papel importante na imunidade e no rejuvenescimento da pele. Fonte de magnésio, excelente no combate à enxaqueca e à ansiedade. Contém gordura do tipo insaturada, relacionada à prevenção de doenças cardiovasculares. Fonte de fibras, que melhoram o funcionamento intestinal e causam saciedade.

O consumo de semente de abóbora está relacionado com menor incidência de câncer de próstata, de mama, de pulmão, de estômago e de colorretal.

Pode ser consumida como aperitivo ou adicionada a iogurtes, a granola, a frutas e a saladas.

           

Aveia

A aveia é fonte de betaglucana, uma fibra solúvel que contribui para a redução do colesterol LDL, prevenindo contra doenças cardiovasculares. A betaglucana ajuda na redução e no controle da glicose, sendo um alimento benéfico para a prevenção e para o tratamento do diabetes. Proporciona saciedade e melhora o funcionamento do intestino.

Adicione a aveia em flocos ou o farelo de aveia em frutas, em iogurtes, em vitaminas e em sucos.

 

Oleaginosas

As oleaginosas são excelentes fontes de gordura insaturada, que contribui para a redução e para o controle de colesterol, de triglicerídeos e da pressão arterial. Dessa forma, seu consumo contribui para a saúde do coração. Fonte, ainda, de proteínas, de fibras, de vitamina E, de zinco e de magnésio.

As principais oleaginosas são nozes, castanha-do-brasil, castanha-de-caju, amêndoas, avelãs e pistache. São ótimas opções para lanches. Consuma um punhado por dia no lanche da manhã ou da tarde.

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