Um brasileiro produz cerca de 383 quilos de lixo por ano, diariamente o País descarta240 mil toneladas de lixo – sujeira suficiente para lotar 1.160 aviões cargueiros – e grandes centros urbanos são os maiores causadores desse número. E não há planeta que resista a tanto lixo.

Foi pensando nisso que a empresária e ativista ambiental Fernanda Cortez começou o projeto Menos1Lixo. No início era um desafio pessoal: produzir menos lixo em um ano, com uma atitude muito simples. A ideia consistia em susbtituir copos descartáveis por um retrátil de ferro que pudesse ser carregado para todo lugar. Em um ano, ela economizou cerca de 1620 copos descartáveis, além de 800 litros de água.

Com o tempo, o movimento ganhou adeptos e cresceu no país, aparecendo em grandes veículos da imprensa e, atualmente, o Menos1Lixo produz seu próprio copo retrátil (feito com plástico reciclado e livre de metais pesados que fazem mal para nossa saúde) para continuar a difundir o movimento, mas você não precisa necessariamente dele.

No trabalho, em casa, na rua, qualquer lugar que você use louça descartável, é possível substituir por material reaproveitável. Você pode escolher carregar com você por aí ou deixar um copo em cada local. Uma outra ideia é utilizar louças de papel, que são mais fáceis de reciclar.

Viu? Salvar o planeta só precisa de uma atitude: seu próprio interesse.

Fonte: Menos1Lixo

Deixe uma resposta