Sabemos que a rotina no final do ano se torna mais corrida por conta das festas, e a maratona para a compra de presentes e itens para preparo da ceia exige mais de nosso organismo.

 

Para garantir energia e disposição para todas essas atividades, é importante incluir no cardápio alguns alimentos e produtos. Confira nossas dicas:

 

  • Cereais integrais: são altamente energéticos, já que são fontes de carboidratos, que oferecem o principal combustível para fornecimento de energia para nossas células: a glicose. Granola, aveia e flocos de milho são excelentes opções para adicionar em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas.
  • Sementes oleaginosas: além de fornecerem energia para o corpo, são fontes de gorduras que protegem o coração. São elas: castanhadecaju, castanhado-brasil, amêndoas, nozes, avelãs e pistache. Ter uma porção dessas sementes na bolsa para pequenos lanches é uma ótima opção.
  • Frutas secas: garantem energia e ajudam a diminuir aquela vontade de comer doces. As frutas secas, como tâmara, damasco, bananapassa, uvapassa e ameixa também podem ser incluídas em seus pequenos lanches.
  • Guaraná em pó: é fonte de cafeína, um potente estimulante, portanto, promove aumento da disposição. Pode ser adicionado em um suco ou vitamina para garantir disposição ao longo do dia.
  • Pólen: as vitaminas do complexo B presentes no pólen atuam em reações químicas que fornecem energia para o organismo. Auxilia no combate à fadiga e ao cansaço físico.