A montagem da lancheira das crianças parece ainda ser um grande desafio para os pais. Perguntas como: “O que colocar?”, “Qual a quantidade?”, “O que eles precisam?”, sempre aparecem e deixam todos com muitas dúvidas.
Então, vamos acabar com essas dúvidas e aproveitar o momento para agregar saúde aos pequenos e garantir crescimento e desenvolvimento adequados.
 
Nem tudo que é saudável é também super prático e vice-versa, mas podemos unir o útil ao agradável e oferecer opções nutritivas para serem consumidas no horário da escola. Vale considerar nesse momento alimentos que possam ser conservados em temperatura ambiente, uma vez que precisam estar adequados para consumo no horário do lanche.
 
Confira alguns grupos de alimentos que são importantíssimos de serem incluídos na lancheira:
 
– Uma fonte de carboidrato, pois fornecem energia e disposição. Exemplos: pães, bolos, biscoitos e cereais. Vale lembrar que cereais integrais são ótimos substitutos para os refinados. Quando incluir biscoitos, não coloque o pacote inteiro, de 4 a 5 unidades é suficiente.
 
– Uma fonte de fibras, que auxiliarão no bom funcionamento intestinal. Exemplos: frutas, sucos naturais e alimentos integrais.
 
– Uma fonte de proteína, pois são essenciais para o crescimento e para o desenvolvimento saudável da criança. Exemplos: queijo branco, iogurte desnatado, leite fermentado e requeijão.
 
Líquidos são extremamente essenciais, à medida que hidratarão o corpo. A água sempre deve estar presente e os sucos de preferência naturais, quando não houver possibilidade, introduza sucos de caixinha 100% fruta, que possuem menor teor de conservantes e não contém açúcar. Não se esqueça de sempre variar o sabor e estimular o interesse da criança a novas descobertas. Água de coco é uma ótima opção também, além de ser saudável, é super prática para levar na lancheira.
 
Dica da Nutricionista: planeje o cardápio semanalmente e envolva a criança na montagem da lancheira, isso fará com que ela sinta interesse em consumir esses alimentos na escola.
 
Sempre que puder, varie os alimentos incluídos na lancheira para que nutricionalmente as suas refeições fiquem balanceadas. A negociação também pode acontecer, possibilite que a criança escolha um item da lancheira, uma vez por semana.
Ainda com dúvidas? Seguem algumas sugestões de lancheiras saudáveis:
 
Opção 01: 1 caixinha de suco 100% fruta, sem açúcar + 2 fatias de pão de forma integral com 1 fatia de queijo branco + 1 maça.
 
Opção 02: 1 iogurte líquido + 4 unidades de biscoito do tipo água e sal + 1 banana.
 
Opção 03: 1 água de coco de caixinha + 2 bisnaguinhas com requeijão + 1 pera.
 
Opção 04: 1 fatia pequena de bolo simples + leite fermentado + 1 pêssego.
 
Nesta fase, as crianças necessitam de nutrientes específicos. Uma alimentação variada vai fornecer esses nutrientes e vai proporcionar um crescimento saudável e adequado. A disciplina na alimentação da criança deve ser levada a sério, pois por meio dela, garantiremos uma boa saúde no futuro.
 
 
Fonte: Marcela Mendes

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