Diversos aspectos dos hábitos de vida interferem na saúde dos cabelos, em sua força, em seu brilho e até mesmo na queda de cabelo. Conheça alguns hábitos que podem interferir na saúde dos fios:

Tomar banho muito quente

A água quente desidrata os fios (assim como a pele), deixando os cabelos mais secos e quebradiços, mais propensos a cair.

Uso de secadores e chapinhas em alta temperatura

Temperaturas muito elevadas podem danificar as proteínas que compõem o seu cabelo e a sua cutícula protetora. Uma vez que a cutícula esta danificada, o equilíbrio de hidratação é interrompido e seu cabelo fica mais suscetível a quebra e a queda. O ideal é aplicar produtos que protegem os fios contra o calor, pois eles criam uma barreira térmica para reduzir danos.

Alimentação desequilibrada

Dietas que restringem muitas calorias obrigam o organismo a direcionar a energia para funções essenciais como manter o funcionamento adequado do coração e do cérebro, reduzindo a disponibilidade de nutrientes importantes para o cabelo. A falta de nutrientes pode levar ao aumento da queda de cabelo. Comer de forma saudável, incluindo proteínas de origem vegetal através do consumo de alimentos como quinoa, amaranto, soja e leguminosas, pode ajudar na saúde dos fios.

Manuseio incorreto do cabelo molhado

Nossos fios são mais frágeis e propensos a ruptura quando estão molhados, uma vez que a cutícula protetora fica exposta. Pentear os cabelos molhados e em seguida esfregar a toalha para secar pode afetar a saúde dos fios.

Penteados presos

Usar os cabelos sempre presos ou com tranças desenvolve uma tensão excessiva sobre os folículos pilosos, danificando-os e criando cicatrizes que destroem os fios permanentemente. Isso pode causar alopecia, uma condição que enfraquece o folículo e torna impossível o crescimento do cabelo.

Exposição ao sol

Mesmo que você use protetor solar para ficar no sol, muitas vezes o cabelo fica exposto aos raios UV, o que pode afetar a força e a elasticidade dos seus cabelos. A exposição prolongada aos raios UV faz com que as camadas de cutícula enfraqueçam, resultando em cabelos quebradiços e aumento da queda.

Deixe uma resposta