É comum ouvirmos dizer que a Terra é o planeta água, no entanto, 97,5% da água do planeta é salgada. Apenas 2,5% é água doce, e a maior parte dela está aprisionada em aquíferos subterrâneos e geleiras. Só 0,26% da água doce da Terra está disponível.

Se toda a água da Terra coubesse em um balde de 10 litros, a água doce disponível chegaria a apenas 13 gotas. Muito pouco, não é?

Confira algumas dicas fáceis que farão você economizar água e contribuir para o meio ambiente e o mundo:

Banhos mais rápidos: reduzir o tempo de banho ajuda no seu bolso e também a economizar o dinheiro público que seria gasto no tratamento e distribuição de água. Torna, assim, possível investir, por exemplo, em educação, tão necessária para a população brasileira.             Imagine uma cidade de 100 mil habitantes. Se metade desta população (50 mil) reduzir o tempo do banho diário de ducha de 15 para 5 minutos ao longo de um ano, a água economizada será suficiente para abastecer todas as necessidades de água de todos os habitantes dessa cidade por mais de 7 meses e meio. Com isso, não seria necessário o governo investir em mais estações de tratamento de água.

Torneira fechada ao escovar os dentes: uma única pessoa pode economizar 1,865 milhão de litros de água ao longo da vida simplesmente escovando os dentes com a torneira fechada. Se duas pessoas fizerem isso ao longo da vida a quantidade de água economizada equivale a uma piscina olímpica e meia. Se 1 milhão de pessoas fecharem torneira para escovar os dentes em um mês, a quantidade economizada equivale a 12 minutos de água caindo das Cataratas do Iguaçu. Se todos os moradores do Brasil fecharem a torneira ao escovar os dentes, a água economizada durante um mês equivalerá a um dia e meio das Cataratas.

Aposentar a mangueira na hora de lavar a calçada: ao invés de usar a mangueira, reutilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar para lavar a calçada de sua casa. Se você fizer isso uma vez por semana, economizará mais de 14 mil litros de água por ano, o equivalente a um caminhão pipa e meio cheios de água.

Vazamentos e canos furados: se de repente a conta da água aumentar consideravelmente sem nenhum motivo aparente, procure um profissional para verificar se há vazamentos em sua casa. O vazamento por um buraco de 2 mm em um cano desperdiça até 3.200 litros de água em um dia ou 96 mil litros de água em um mês: praticamente dez carros pipa de água limpa e tratada.

Agora você já pode colocar em prática essas dicas super fáceis e ajudar o planeta!

Deixe uma resposta