Culturalmente, as mulheres sempre tiveram uma maior atenção com a saúde e com a boa forma do que os homens. Hoje em dia, o que era uma preocupação predominantemente feminina, também vem fazendo parte do universo masculino, porém, ainda existem homens que tendem a buscar auxílio apenas com o aparecimento de problemas de saúde.
Com a chegada do dia dos pais, uma boa forma de demonstração de amor e carinho, além dos presentes, é se mostrar preocupado com a saúde dele. Por isso, aqui vão 5 dicas para você ajudar seu pai a se manter em forma e com saúde:
 

  1. Estimule a prática de atividades físicas: já está mais do que provado que a prática de atividade física, além de ajudar a manter o corpo em forma, ajuda a prevenir e a controlar uma série de doenças, como a obesidade, o diabetes e as doenças cardiovasculares. Por isso, incentive o seu pai a praticar algum tipo de atividade, de preferência, sob a orientação de um profissional para que ele indique o melhor tipo de exercício. E, se possível, pratique junto.

 

  1. Promova uma alimentação saudável e balanceada: para que a atividade física tenha efetividade, é necessário adquirir hábitos alimentares mais saudáveis. É importante incentivar seu pai a fazer algumas trocas inteligentes, como a substituição dos alimentos mais refinados, como pão branco, macarrão, farinha de trigo, pelos alimentos integrais, que, devido à presença das fibras, auxiliam no controle do apetite, na regulação do intestino, na redução do colesterol e dos níveis de glicose no sangue, além de prevenir o câncer de intestino. Deve-se evitar preparações fritas, preferindo as grelhadas, cozidas ou assadas, dando preferência aos alimentos in natura, como frutas, legumes e verduras, de preferência orgânicos, pois são livres de substâncias tóxicas ao nosso organismo. Além disso, é importante escolher carnes brancas e mais magras, como aves e peixes, devido ao menor teor de gordura. Para a adequação da qualidade e das quantidades necessárias, é importante o auxílio de um nutricionista.

 

  1. Alguns suplementos alimentares podem dar suporte para um estilo de vida saudável: além da alimentação saudável, existem suplementos alimentares que dão uma forcinha no alcance dos objetivos. Suplementos à base de proteína auxiliam na manutenção e no ganho de massa muscular. Uma boa opção é o Whey Protein, proteína do soro de leite que possui rápida digestão e absorção. Aminoácidos, como o BCAA, por exemplo, evitam a perda de massa muscular, auxiliam no combate à dor após o exercício e também auxiliam no ganho de massa magra. Outro suplemento interessante é o ZMA, composto por zinco, magnésio e vitamina B6, que tem como objetivo o aumento da produção natural do hormônio testosterona, promovendo aumento de força e de massa muscular. Para a utilização destes produtos de forma adaptada às necessidades individuais, é importante a orientação de um profissional de nutrição.

 

  1. Alimentos que não podem faltar no cardápio masculino: alguns alimentos são de extrema importância para a manutenção da saúde masculina, são eles:

 
– Tomate, goiaba vermelha, melancia, pitanga, pois possuem uma substância chamada licopeno, um antioxidante responsável pela coloração vermelha desses alimentos, que ajuda na prevenção do câncer de próstata. Existe ainda a opção de licopeno em cápsulas.
 
– O suco de uva, o vinho tinto sem álcool, o vinho tinto orgânico e o suco de CranBerry são fontes de polifenóis, flavonoides, quercetina, resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes que varrem os radicais livres e relaxam os vasos sanguíneos, auxiliando no controle da pressão arterial.
 
– A chia, a linhaça e o óleo de peixe são boas fontes de ômega-3 que auxilia na prevenção e no controle de doenças cardiovasculares, de aterosclerose e de hipertensão, além de dar auxílio para a memória e para a concentração.
 
– O zinco é um mineral importante que também auxilia na manutenção da saúde da próstata. Suas principais fontes alimentares são ostras, grão-de-bico, feijões, lentilha, semente de abóbora, cereais integrais, oleaginosas (nozes, castanhas) e semente de gergelim.
 

  1. Dê atenção, respeito, amor e carinho. Além de todos esses cuidados com a saúde, também é importante para se ter qualidade de vida a manutenção de uma relação harmoniosa, de respeito e de carinho. Estimule em seu pai um maior interesse pelas questões de saúde, agende as consultas, o acompanhe nelas. Você tem papel fundamental na saúde do seu pai.

Fonte: Priscila Teles.

Deixe uma resposta