Muito se fala de fortalecer o sistema imunológico para evitar as graves consequências da doença, e sabemos da importância de se manter ativo e com uma boa alimentação para atingir a este objetivo. Mas, você deve estar se perguntando como manter ou aderir à esta rotina saudável, em tempos de quarentena/isolamento domiciliar. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a aproveitar estes dias em casa para organizar melhor a sua rotina saudável.

Quarentena

Após vários casos confirmados no Brasil, a maior da preocupação das autoridades é a não propagação do vírus Coronavírus (COVID-19). Por isso, recomendações como isolamento domiciliar de pessoas com sintomas, bem como evitar locais com aglomerações, tais como:

  • Academias
  • Cinemas
  • Parques públicos
  • Escolas e outros ambientes fechados

Mesmo estando sem sintomas, fizeram com que empresas, instituições de ensino e prefeituras, recomendassem que as pessoas não saiam de casa e fiquem de quarentena.

6 Dicas para manter uma rotina saudável em casa

Mantenha-se ativo

  • Evite ficar sentado ou deitado por grandes períodos
  • Movimente-se dentro de casa
  • Prefira as escadas ao invés do elevador
  • Caminhadas ou corridas ao ar livre, em locais com mais espaço e sem aglomeração de pessoas. 
  • Faça pequenos treinos em casa, utilizando o peso do próprio corpo e coisas que já tem em casa

Busque orientação de um profissional de educação física e mexa-se!

Dê um UP nas defesas do organismo

Alguns alimentos como gengibre, alho, romã, limão, cúrcuma, mel, geleia real, própolis, pólen, e chás como erva-doce, anis estrelado, cravo e canela, podem ajudar a dar um up nas defesas do organismo. Probióticos e glutamina também podem dar essa ajudinha. 

Consuma frutas, legumes e verduras

Alimentos ricos em compostos que ajudam a manter o sistema imunológico fortalecido. Lembre-se de lavar em água corrente e fazer o remolho em solução de hipoclorito. 

Cereais integrais e proteínas de alto valor biológico

Ricos em nutrientes importantes para manter o equilíbrio do organismo. 

Evite alimentos ricos em açúcares e gorduras de má qualidade

Como biscoitos recheados, doces, salgadinhos, alimentos embutidos, frituras, etc. Ao contrário dos alimentos citados anteriormente, estes não contribuem nutricionalmente para o bom funcionamento do organismo. 

Evite bebidas alcóolicas

O consumo dessas bebidas também pode reduzir a ação do sistema imune. 

Durma bem e se mantenha hidratado. Seu corpo agradece!

Referências:

https://www.semprefamilia.com.br/saude/quarentena-em-casa-pelo-coronavirus-o-que-significa/

https://www.metro1.com.br/noticias/saude/88952,coronavirus-saiba-como-reforcar-sua-alimentacao-e-imunidade

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Priscila Teles

Nutricionista da Rede Mundo Verde.

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