No dia 20 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Combate à Osteoporose e o jeito mais fácil de combater uma doença é prevenindo-a. Por isso, separamos alguns hábitos que você pode começar a ter para manter a osteoporose longe de seus ossos.

A osteoporose acontece quando a pessoa passa a perder massa óssea. Essa perda começa por volta dos 25 anos e é mais comum em mulheres, durante a menopausa. Confira alguns cuidados para manter os ossos saudáveis:

– Fazer atividades físicas regulares.

– Evitar o consumo de muito sal ou cafeína, pois eles podem levar à perda de cálcio pelo organismo.

– Tomar sol sem filtro solar por pelo menos 15 minutos ao dia, antes das 10 horas ou após as 15 horas.

– Manter um peso corporal adequado.

– Evitar quedas.

Como a nutrição pode ajudar?

Quando o assunto é alimentação, a palavra para cuidar dos ossos é “cálcio”. Esta substância é a maior defesa contra o desgaste dos ossos e está presente em alimentos, como o leite e seus derivados (iogurtes e queijos), espinafre, tofu, castanha-do-pará, ameixa seca, brócolis e feijão cozidos.

A vitamina D potencializa a absorção de cálcio no organismo, então nada mais justo que inserir alimentos ricos nessa vitamina no cardápio: peixes como atum, salmão, sardinha, além de alimentos como laranja, ostras, cogumelos e o próprio leite, que também é rico em cálcio.

Lembre-se de consultar seu médico e nutricionista em caso de suspeitas. Manter a vida saudável é o melhor jeito de evitar essa e outras doenças.

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