Sem dúvida você já ouviu o ditado “você é o que você come” várias vezes. Mas adivinha só: você pode ter uma dieta saudável e não conseguir absorver os nutrientes presentes nos alimentos consumidos, o que significa que você não está obtendo os benefícios dessa dieta.
Em outras palavras, o certo não é “você é o que você come.” É “você é o que você digere”.
Inchaço crônico, gases, constipação intestinal, eructação, sensação de empachamento, azia e refluxo são sinais de má digestão e de que você pode não estar absorvendo o máximo de nutrientes de seus alimentos.
Quando aumentamos a absorção de nutrientes dos alimentos, percebemos melhoras na pele, que se torna mais saudável e brilhante, no cabelo, que se torna mais espesso e brilhante, sua energia e disposição aumentam, e é fácil manter o peso. Quem não quer isso tudo?
Aqui estão algumas dicas para melhorar a digestão e absorção de nutrientes:
 
1.Utilize cominho.
O cominho é uma especiaria que auxilia na normalização da atividade metabólica e promove a digestão. Pode ser utilizado em legumes cozido: aqueça um pouco de óleo de coco e refogue as sementes de cominho por alguns minutos; adicione os legumes de sua preferência. Já o cominho em pó pode ser utilizado para temperar sopas.
 

  1. Consuma chás de efeito digestivo.

Uma ótima opção é o chá de hortelã que auxilia no aumento da produção de ácido clorídrico, facilitando o processo de digestão dos alimentos. Recomenda-se seu consumo 30 minutos antes das refeições. Esta prática simples pode ajudar a evitar a estagnação e contribuir para a boa digestão, o que melhora a absorção de nutrientes.
O chá de alecrim pode contribuir para reduzir a sensação de queimação que ocorre na azia e diminuir a flatulência. O chá de erva doce também auxilia na redução de gases intestinais.
 

  1. Não beba água e líquidos frios durante as refeições.

Muita água fria e gelo podem diluir o ácido clorídrico e, com isso, retardar a digestão adequada. Em geral, não se recomenda beber grandes quantidades de líquidos, frios ou quentes, durante as refeições, pois isso pode diluir as enzimas digestivas.
 

  1. Comer mais gengibre.

O gengibre pode ajudar na desintoxicação, promover a digestão mais eficiente e melhorar a absorção de nutrientes. Tente adicionar o gengibre cortado nas sopas, nos ensopados e sucos, ou mesmo utilize-o na forma de chá.
 

  1. Tome enzimas digestivas.

Você pode tomar enzimas digestivas antes das refeições para ajudar a melhorar o processo digestivo e, com isso, garantir a adequada absorção de nutrientes de tudo o que você está consumindo.

  1. Mastigue mais. 

A maioria das pessoas não mastiga o suficiente. Aproveite o tempo da refeição para mastigar cada mordida muito mais do que você costuma fazer e tire o máximo proveito de cada uma delas. Dessa forma, os alimentos chegam mais triturados ao estômago, facilitando a digestão e absorção dos nutrientes ingeridos.

Deixe uma resposta