A alimentação saudável continua sendo a melhor forma de garantir a sua saúde e consequentemente de prolongar a sua qualidade de vida, já que ainda não existem fórmulas mágicas para se obter tais resultados. Seguem abaixo algumas dicas que poderão ajudar aqueles que querem viver mais.

            Não economize em vegetais: comer pelo menos 5 porções de frutas e vegetais por dia pode reduzir o risco de doenças do coração, de acidente vascular cerebral e de câncer. Sempre que possível, opte pelas versões orgânicas.

            Beba iogurte: são produzidos com probióticos, micro-organismos vivos que reforçam o sistema imunológico e trazem diversos benefícios para a sua saúde. No caso de alergia à proteína do leite e de intolerância à lactose, esses probióticos podem ser consumidos em cápsulas ou em sachês.

            Aumente o consumo de peixes: recomenda-se o consumo de peixes, principalmente os de água fria, de duas a três vezes por semana. Eles são fontes de ômega-3, um tipo de gordura boa, relacionada à diminuição dos processos de inflamação, à redução dos triglicerídeos, do colesterol e outros. O ômega-3 pode ser encontrado nos óleos de peixes encapsulados.

Concentre-se em fibras: o consumo de fibras que tem como principais fontes as frutas, os legumes, as verduras e os cereais integrais pode reduzir o risco de morte por diversas causas. A recomendação é consumir 25 gramas por dia.

Mantenha sempre as oleaginosas por perto: snacks de castanhas, nozes, pistache e outras são excelentes para prevenir e combater doenças do coração. Um pequeno punhado (cerca de 30 gramas) já é o suficiente.

Deixe uma resposta