Sabemos que uma boa alimentação, associada ao exercício físico, possui diversos benefícios para a saúde e, por consequência, melhora alguns aspectos estéticos. Hoje em dia, muito se fala das estratégias nutricionais que podem auxiliar na perda de peso, e certamente, você já deve em algum momento ter ouvido falar em “dieta low carb”. Mas você sabe de fato como funciona esta estratégia? 

Confira neste artigo:
O que é a Dieta Low Carb?
Benefícios
Como fazer a Dieta Low Carb?
Alimentos Permitidos
O que não comer?
Bebidas Alcoólicas

O que é a Dieta Low Carb?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, na low carb não há exclusão total de carboidratos. Low carb significa baixo carboidrato, e deve ser feita uma redução na ingestão deste nutriente, devendo esta ser inferior a 40% do valor energético total da dieta

A ideia é que com essa redução, a maior parte da energia da dieta seja proveniente das proteínas e das gorduras. 

Benefícios

Esta estratégia vem ganhando adeptos pela sua fama na redução de peso corporal, mas também pode trazer benefícios auxiliando no tratamento de doenças como:

  • Epilepsia
  • Diabetes 
  • Síndrome do ovário policístico (SOP)

Para a perda de peso, a principal vantagem é a maior utilização de gorduras como fonte de energia, no entanto, devido à sua característica mais restritiva, algumas pessoas podem ter dificuldades em aderir e manter a dieta. 

Como fazer a Dieta Low Carb?

O que é importante ficar claro é que a dieta low carb é uma estratégia, e não um estilo de vida. Esta deve ser usada por um tempo determinado, avaliado pelo nutricionista, profissional capacitado para fazer as devidas adaptações ao plano alimentar, contemplando assim, o ajuste correto dos nutrientes. 

O carboidrato é extremamente importante para o bom funcionamento corporal, pois é a nossa principal fonte de energia, permitindo o bom funcionamento do organismo. Na falta deste, o consumo dos outros nutrientes precisa estar em quantidades adequadas, para suprir a esta demanda energética, evitando efeitos indesejados, como fraqueza, dores de cabeça, dificuldades de concentração, entre outros.

Veja quais são os alimentos permitidos e quais devem ser evitados nesta dieta.

Alimentos Permitidos

Normalmente nas dietas de característica “low carb”, são usados alimentos ricos em gorduras, como:

  • Queijos
  • Carnes
  • Ovos
  • Manteiga
  • Azeite de oliva
  • Óleo de coco
  • Oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, amendoim, macadâmia)
  • Leite coco
  • Coco e abacate
  • Farinha de oleaginosas
low carb alimentos permitidos

Como não há exclusão total dos carboidratos, é necessário escolher os de melhor qualidade para composição da dieta, como as raízes (como batata doce e inhame, por exemplo) e cereais integrais (arroz integral, quinoa, amaranto, aveia).

Para não enjoar da dieta, confira diversas receitas low carb disponíveis aqui no blog para variar o cardápio, com opções para o café da manhã, uma das refeições consideradas mais difíceis pelos adeptos à dieta, além de receitas para os lanches, almoço e jantar, que podem ser incluídas na marmita.

O que não comer?

Não há proibições nesta dieta, no entanto, algumas opções podem ser evitadas para facilitar o baixo consumo de carboidratos e melhorar a qualidade da dieta de maneira geral. Confira algumas opções para evitar:

  • Açúcar (refinado, mascavo, demerara, etc) e mel
  • Doces (incluindo compotas ou geleias de frutas sem adição de açúcar)
  • Farinhas brancas (de trigo, arroz, etc) e preparações feitas com estas farinhas como macarrão, pão, pizza, bolos
  • Refrigerantes e suco de frutas (prefira a fruta in natura) 

Confira o rótulo dos alimentos, existem diversos termos utilizados para o açúcar que podem mascarar a sua presença para o consumidor, algumas opções são: sacarose, frutose, xaropes, maltose, glicose, lactose, maltodextrina, néctares, glucose, dextrose, melaço, melado, entre outros. 

Bebidas Alcoólicas

O álcool é a segunda substância mais calórica – fornece 7 kcal por grama – sendo a gordura o nutriente com maior quantidade de calorias por grama (9 kcal/g). Somado à estas calorias, muitas bebidas contêm adição de carboidratos, a mais conhecida é a cerveja, que apresenta cerca de 12g de carboidrato por latinha.

De maneira geral, é recomendado evitar o consumo de álcool durante o período da dieta, principalmente quando o objetivo for o emagrecimento, no entanto, algumas opções apresentam menor teor de carboidratos, tais como: vinhos (tinto e branco), rum, uísque, gin e vodka.

Referências: 

Click to access 080_beneficios.pdf

https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/weight-loss/in-depth/low-carb-diet/art-20045831

https://www.healthline.com/nutrition/alcohol-and-low-carb-diet#low-carb-drinks

Priscila Teles

Nutricionista da Rede Mundo Verde.

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