A nutrição esportiva não está somente relacionada aos atletas, ela pode também ser aplicada aos praticantes de atividade física, que buscam qualidade de vida, saúde, estética e bem-estar. Para compensar a maior necessidade/consumo de nutrientes pelos praticantes de atividades físicas, são usados os suplementos alimentares.

Suplementar significa dar a mais, acrescentar, adicionar. O suplemento irá fornecer determinado nutriente que ficou faltando na alimentação. É um alimento especial, que pode se apresentar em pó, líquido, barra, cápsulas ou tabletes. Pode ser indicado para dar energia, força, melhorar o desempenho, aumentar o ganho de massa muscular e fortalecer o sistema imunológico.

 

Os suplementos proteicos desenvolvem funções importantes na construção, manutenção e reparo de tecidos corporais, incluindo os músculos. As necessidades proteicas de pessoas ativas são maiores do que de um indivíduo sedentário, pelo reparo de lesões induzidas pelo exercício e ganho de massa magra.

Dentre os suplementos proteicos mais utilizados, podemos destacar: Whey Protein, Albumina, Creatina e as proteínas veganas.

Whey Protein: É a proteína do soro do leite. Possui alto valor biológico, tem melhor capacidade de absorção que as demais proteínas e excelente digestibilidade.

Albumina: É a proteína da clara do ovo. É facilmente digerida e absorvida, o que facilita a recuperação do organismo.

Creatina: É importante em exercícios de curta duração e alta intensidade, pois aumenta a geração de energia (ATP). Permite a manutenção do exercício e sua sustentação na máxima intensidade.

Proteína vegana: Pode ser extraída do arroz, soja, ervilha, batata e outras fontes vegetais. É uma alternativa vegetariana para o whey protein e proteínas de origem animal, como também podem ser indicadas para alérgicos a proteína do leite de vaca.

É interessante o consumo de proteínas, principalmente no pós-treino, para cicatrização, recuperação e construção da massa muscular. Para melhor absorção, recomenda-se a diluição dessas proteínas, sempre em água.site