Dia 19 de julho comemora-se o Dia Nacional do Futebol e nada mais adequado do que comemorar a data aprendendo os benefícios do esporte para saúde. Muito mais que deixar as pernas fortes e bonitas, partidas de futebol são bastante divertidas e rendem a queima de muitas calorias. Em média, são gastas 400 calorias em 45 minutos de jogo.

É um esporte de curtas explosões de atividade intense – ou seja, você pode correr intensamente quando está com a bola e diminuir o ritmo assim que passa a bola a diante – por tanto, tenha certeza que seu folêgo é suficiente.

Portanto, antes de começar a praticar o esporte faça uma avaliação física em sua academia ou com seu médico para conhecer seu nível de condicionamento. Uma outra ideia, para complementar a atividade, é fazer musculação três vezes por semana para adquirir mais força, resistência e potência muscular.

Acompanha abaixo os principais benefícios do esporte para seu corpo:

– Diminuição de gordução corporal.

– Estimula a circulação de sangue.

– Aumento da densidade óssea.

– Manutenção do peso.

– Aumento da força e da massa muscular.

– Melhora da resistência cardiovascular.

– Aumenta a socialização por ser um esporte coletivo.

– Trabalha os músculos das panturrilhas, coxas, glúteos, costas e abdomen.

– Elimina o estresse e a ansiedade.

– Ajuda no trabalho vários sistemas do corpo, como o digestive, o imunológico, o nervosa, o muscular, o esquelético, o endócrino e o respirratório.

– Reduz o risco de várias doenças, como as cardíacas, diabetes e pressão alta.

– Melhora a flexibilidade, a coordenação, a mobilidade articular, o reflex, a agilidade e a concentração.

Respeitando os limites e cuidados, o futebol pode ser praticado por qualquer idade. Para evitar lesões e adaptar seu corpo, não se esqueça de fazer alongamentos antes dos treinos e partidas; mantenha-se hidratado, use roupas e calçados apropriados – esse último, levando em consideração o local onde o esporte será praticado. E, mais importante, se divirta o quanto puder!

Fonte: Vila Mulher

Deixe uma resposta