Algumas pessoas acreditam que é muito mais complicado ser sustentável durante o inverno, já que é difícil fazer as coisas ao ar livre, gasta-se mais energia elétrica, compra-se mais roupas e não há muita disposição para praticar atividades físicas. Erro delas! É possível ser sustentável em qualquer época do ano.
Separamos alguns hábitos fáceis de serem adicionados ao cotidiano e que vão fazer toda a diferença, tanto em sua saúde, quanto no seu bolso. Confira:
CASA
– A troca das lâmpadas normais por fluorescentes é muito importante para começar a economia mensal.
– Tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso, pois mesmo desligados, eles consomem energia.
– Para economizar com aquecedores durante o dia, basta abrir as cortinas, mas manter os vidros e as janelas fechados para manter o calor.
– O tempo de banho não deve ser maior do que 5 minutos.
– Lave e passe roupas apenas uma vez por semana.
– Inverno é uma ótima época para o plantio de hortaliças. Que tal começar uma pequena horta em casa? Experimente plantar alface, couve-manteiga e rabanete.
– Apesar de ser uma época de seca no País, o inverno este ano deve ser mais chuvoso, por conta do fenômeno meteorológico El Niño. Uma boa ideia, neste caso, é fazer a captação de água da chuva para usar em tarefas domésticas, como lavar o quintal ou o carro.
CORPO
– O tempo seco também prejudica a nossa respiração durante essa época, mas algumas plantas dentro de casa podem melhorar a qualidade do ar, como a babosa, a espada-de-são-jorge e o lírio-da-paz.
– Se você corre regularmente, não desanime só porque é inverno! Algumas dicas para se manter firme no exercício é apostar em uma dieta que aumente a imunidade, beber bastante água e escolher as roupas certas. Use agasalhos, meias e luvas especiais, aposte nos tecidos inteligentes e, em caso de garoa, não utilize capas de proteção plástica, já que, além de não ser nada sustentável, o material aumenta a temperatura corporal.
– Invista nas frutas da época, como morango, kiwi, mexerica e laranja-lima.
SOCIAL
– Doação e compartilhamento também são atitudes sustentáveis: procure doar roupas e cobertores velhos para instituições de caridade. Principalmente durante o frio, há muita gente precisando.
Viu como é fácil? Experimente adicionar esses hábitos à sua rotina e continue fazendo bem ao planeta em qualquer estação do ano!
Fontes: Ciclo Vivo, Mulher Uol, Portal Meio Ambiente, Eco4Planet.

Deixe uma resposta