Sem lactose, a Manteiga Ghee contém menos impurezas que a manteiga tradicional.

A manteiga ghee se popularizou recentemente no Brasil. No entanto, seu consumo não é novidade. Há milhares de anos a manteiga ghee faz sucesso na Índia e no Sudeste Asiático, pois além de ser mais saudável, tem um sabor bastante agradável. Trata-se de uma manteiga clarificada cheia de benefícios para a saúde.

A ghee é a versão mais pura da manteiga, isto porque contém menos impurezas (toxinas) que a versão tradicional. Para prepará-la, é necessário retirar a lactose – um tipo de açúcar do leite que muitas pessoas têm dificuldade em digerir. Além disso, seu ponto de fumaça é mais elevado, portanto suporta altas temperaturas sem ter oxidação.

Benefícios da manteiga ghee

Priscila Gomes, nutricionista do Mundo Verde, destaca alguns benefícios da manteiga ghee:

  • Fornece energia;
  • Pode ajudar a reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) e no aumento do HDL (colesterol bom);
  • Não contém sódio;
  • É fonte de vitamina A (assim como a manteiga tradicional), e tem ação antioxidante, combatendo radicais livres.
  • Pode ser utilizada em preparações culinárias, pois é resistente a altas temperaturas;
  • É uma opção de manteiga para intolerantes a lactose;
  • Não necessita de refrigeração;
  • Pode ser utilizada em substituição a manteiga em pães e torradas.

Aprecie com moderação

São tantos benefícios, que dá vontade de começar a consumir a ghee desde já, não é mesmo? No entanto, a nutricionista informa que é preciso moderação. “Não existe uma quantidade definida, deve ser respeitada a individualidade de cada um”. Sendo assim, quem indicará esta quantidade é um nutricionista, por isso é importante consultar um especialista.

Além disso, é importante frisar que a manteiga ghee, assim como a tradicional, é uma gordura. Desta forma, em dietas para emagrecimento com restrição de calorias, a sugestão da nutricionista é evitá-la ou consumi-la com moderação. Vale destacar ainda que o alimento é contraindicado para pessoas alérgicas à proteína do leite e veganos, já que ela é de origem animal.

Faça a ghee em casa!

Que tal preparar este alimento em casa? Confira a dica da nutricionista:

  1. Em uma panela, coloque 200 gramas de manteiga e aguarde derreter em fogo médio;
  2. Com o auxílio de uma escumadeira ou peneira fina, retire a espuma e o soro que se formará na superfície;
  3. Evite mexer ou misturar a manteiga durante o processo (aproximadamente 40 minutos);
  4. Os sólidos da manteiga irão decantar e começar a dourar. Neste momento, desligue o fogo e coe a manteiga em uma peneira fina;
  5. Guarde em um recipiente higienizado e utilize em alimentos e preparações que requerem o uso de manteiga comum.

Gostou da receita, mas não tem tempo de prepará-la? As lojas Mundo Verde lançaram, pela linha Mundo Verde Seleção, as versões:

  • Manteiga Ghee Tradicional (150 e 300g)
  • Manteiga Ghee com Sal Rosa do Himalaia (150 e 300g)
  • Manteiga com Canela (150g)
  • Manteiga com Alecrim (150g)

Estas opções fornecem, em média, 90 kcal por porção, não contém glúten, lactose e gorduras trans. Além disso, é livre de aditivos químicos e conservantes artificiais.

A linha de produtos Mundo Verde Seleção foi criada para quem quer ter uma vida mais saudável e gostosa. A marca quer ajudar a colocar essas escolhas em prática. A paixão e conhecimento pelos alimentos, nutrientes, aromas e sabores permitem a seleção das melhores opções saudáveis para qualquer ocasião. Conheça a linha completa Mundo Verde Seleção, com inúmeros produtos saudáveis e gostosos para facilitar seu dia a dia!

Por Fernanda Lima