Com as aulas suspensas, a recomendação para permanecer em casa, devido à pandemia do coronavírus, muitos pais se perguntam o que fazer com as crianças nesse tempo livre. Esse é um momento oportuno para estreitar os laços, aproveitar o tempo com a família reunida e criar atividades para ser desenvolvida com todos. 

Confira como ensinar as crianças sobre a prevenção de forma lúdica, incluí-las na rotina da casa, além de diversas brincadeiras para curtir com os pequenos.

Inclua as Crianças na Prevenção

Importante explicar a situação para as crianças, deixar claro que não são férias escolares, e sim, uma medida para contenção do vírus. É hora de adotar medidas de prevenção e exercer o cuidado.

Explicar sobre a importância da lavagem de mãos é muito importante, mas deve ser feito de uma maneira lúdica para que a criança entenda, por exemplo, pode ser realizada com tinta guache

  1. Coloque um tapa olhos nas crianças, diga que está colocando sabonete nas mãos, mas coloque tinta guache. 
  2. Diga para as crianças esfregar bem as mãos, a tinta marcará as partes onde a criança realmente lavou as mãos e deixará de marcar onde houve a ausência da lavagem. 

Esta atividade ilustra muito bem as partes das mãos mais esquecidas durante e higienização.

Criança na Cozinha

Aproveite o momento para pedir a ajuda dos pequenos para o preparo do café da manhã, aumente o consumo de frutas, consuma cereais integrais, queijos, ovos e desta maneira, terá um café da manhã rico, com todos macronutrientes, vitaminas e minerais. 

Realize todas as refeições em família, para facilitar o preparo, tenha alguns alimentos já previamente preparados e congelados, como:

  • Feijão
  • Carnes
  • Frango
  • Peixe
  • Legumes no vapor ou refogados. 

A criança também pode ajudar colocando a mesa, sempre que possível, envolva-os nas atividades, ele se sentirá importante! 

Não podem faltar Brincadeiras

Os celulares e tablets são aliados dos pais em diversos momentos para acalmar as crianças, mas separamos algumas gincanas e brincadeiras que podem ajudar a entreter as crianças, além de mantê-las ativas: 

Acampamento sem sair de casa

Não tem barraca? Pode montar uma barraca com lençol, coloque brinquedos, cadeirinhas e prepare lanches saudáveis como se estivesse fora de casa. Livros com histórias pode completar a brincadeira. 

Mini horta

Depois de plantar, oriente as crianças a cuidar das plantinhas todos os dias, regando ou colocando ao sol.

Circuito com obstáculos

Os móveis da casa são os obstáculos, diga que é um desafio e pode ser completo com uma missão, por exemplo: precisa chegar até o quarto, passando por debaixo da mesa, pulando de um pé no corredor e sem deixar uma bola cair. 

Brincadeiras de faz de conta

Vale brincar de loja, escolinha, restaurante, médico, veterinário, etc.

Stop

Para os grandinhos, essa brincadeira clássica diverte a família toda.

Jogos de tabuleiros

Tem muitas opções e os maiores adoram.

Mímica e estátua

Garantem várias risadas para a família toda.

Dobraduras com papel

No Youtube tem vários vídeos que ensinam a fazer origamis, técnica japonesa que cria formas com papel sem cortes nem cola. Faça aviões de papel e crie um alvo para acertar ou uma corrida de barquinhos de papel.

Detetive

Crie uma lista com objetos que as crianças precisam encontrar pela casa. 

Caça ao tesouro

Esconda um “tesouro”, crie um mapa e espalhe pistas pela casa, depois a brincadeira pode inverter com as crianças escondendo o tesouro e desenhando o mapa para os adultos encontrarem.

Armadilha

Com o papel crepom cortado em tiras, forme uma espécie de teia à medida que vai colando as tiras nas paredes do corredor. Coloque em alturas e posições diferentes para criar o efeito de obstáculo e desafie a criança a atravessar de um lado para o outro no corredor, sem tocar nas tiras.

Aproveite o momento em família. Fique em casa!

Referências:

Educação em tempo de coronavírus: 10 passos para montar o plano de contingência

Priscila Gomes

Priscila Gomes é nutricionista registrada (CRN-3 29036) Graduada pelo Universidade Paulista. Atua na área de marketing nutricional e funcional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

Deixe uma resposta