Nosso dia a dia é tão corrido, né? Mas, mesmo assim, você procura ou pretende ter uma rotina equilibrada e manter alimentação balanceada? Com a rotina acelerada, fica cada vez mais difícil adotarmos hábitos alimentares saudáveis. Sem horários fixos para uma boa alimentação, acabamos optando por lanches rápidos, estilo fast food, ricos em calorias e gorduras, ou consumindo guloseimas, refrigerantes e petiscos ao longo do dia.

Esse cotidiano desregrado pode acarretar algumas doenças, como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, obesidade, doenças cardiovasculares, além de carência de vitaminas e minerais.

Que nós precisamos nos alimentar de 3 em 3 horas, você já sabe. Mas você entende por que é importante criar esse hábito?

Aqui vai a justificativa: um dos motivos é que esse hábito faz com que seu metabolismo fique sempre ativo, funcionando melhor! Outro motivo é a função da glicose, ela serve como um combustível para nosso organismo, sendo necessário para manter as funções vitais. Quando não ofertamos uma quantidade fracionada, nosso metabolismo diminui para poupar energia.

Mas hoje temos diversas opções de lanches saudáveis e práticos para fazer no dia a dia. Veja algumas dicas:

– Oleaginosas (amêndoas, avelãs, castanhas e nozes) são ótimas fontes de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, aliadas para a saúde do coração, pois são fontes de gorduras boas que auxiliam na diminuição das taxas do colesterol. Encontramos opções tanto em barras de nuts quanto em mixed.

– Cookies e rosquinhas com farinha integral ou sem glúten são boas opções de lanches, fontes de fibras e carboidratos.

– Torradas ou snacks do tipo integral são ricos em fibras, causando mais saciedade, além de auxiliar na função intestinal.

– Frutas não podem faltar no nosso dia. Além do consumo de frutas in natura, existem opções liofilizadas e desidratadas que podem facilitar alguns lanches fora de casa. As frutas são fontes de fibras, vitaminas e minerais.

Vale lembrar que, além de lanches saudáveis, é muito importante mantermos refeições saudáveis e variadas. Existem diversas opções para incluirmos em nossas refeições.

Viu só? Sem desculpas para refeições inadequadas!

Fonte: Priscila Gomes

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