Muito se fala sobre a glutamina, mas você sabe o que é esse nutriente e quais são os benefícios para o seu organismo?

glutamina é o aminoácido, ou seja, um pedacinho de proteína mais abundante no plasma e no tecido muscular. É considerada muito importante por atuar como fonte de energia para diversos tecidos. Nosso corpo consegue produzi-la a partir de outros aminoácidos, entretanto em condições de estresse, como sepse, queimaduras, cirurgias e desnutrição, bem como em exercícios físicos de alta intensidade, a produção dela pelo nosso organismo é insuficiente para suprir as suas funções. Sua deficiência afeta o bom funcionamento de importantes sistemas do organismo, principalmente quando falamos do sistema imunológico.  A glutamina, dessa forma, deve ser obtida através da dieta ou suplementação. Sua função está relacionada com:

  • Imunidade:

A glutamina atua na preservação e fortalecimento do sistema imune, pois ela é utilizada como fonte de energia para as células de defesa como, por exemplo, os linfócitos.

  • Intestino:

A glutamina auxilia na boa saúde intestinal, com a manutenção da barreira da parede do intestino, sendo ela a principal fonte energética para as células da mucosa intestinal. Alguns estudos ainda mostram que ela pode ajudar na redução dos riscos da Síndrome do Intestino Irritável (SII).

  • Atividade Física:

Auxilia no aumento das reservas de glicogênio muscular, evitando, dessa forma que o organismo perca massa magra para gerar energia. Além disso, ela também contribui na redução da fadiga muscular.  Em estudos foi demonstrado que a suplementação de glutamina na forma livre (L-glutamina) promove, por exemplo, maior síntese muscular do que quando consumida como parte da dieta, através de alimentos proteicos.

Como vimos, a glutamina é muito importante para nossa saúde, mas vale ressaltar que como toda suplementação, ela deve ser indicada por um profissional da saúde habilitado.

Receita de shot da imunidade

Ingredientes
1 medidor (5g) de L-Glutamina Mundo Verde Seleção;
1 suco de limão espremido;
20 gotas de Extrato de própolis verde Mundo Verde Seleção;
1 colher de chá de Cúrcuma em pó Mundo Verde Seleção;

Modo de Preparo
Misture os ingredientes em um copo, e beba imediatamente.

Referência:

  • Novelli.  M. Suplementação de Glutamina Aplicada à Atividade Física. R. bras. Ci. e Mov.  v. 1, n15 p. 107-119, 2007.
  • Loiro. M. C; Avelaneda E. F; Glutamina Como Aminoácido  Condicionalmente Essencial Para Aumento Do SISTEMAImune. Unoesc & Ciência – ACBS Joaçaba, v. 7, n. 2, p. 175-180, jul./dez. 2011

Deixe uma resposta