As vitaminas e os minerais são nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Além de regular enzimas e hormônios, participam da manutenção do ritmo cardíaco, da contração muscular, do funcionamento cerebral e do equilíbrio do organismo como um todo. Devem ser ingeridos através da alimentação, já que não são produzidos pelo organismo.

 

Algumas situações cotidianas pedem um aumento na ingestão desses nutrientes, como o estresse, exposição a poluentes ambientais, consumo de aditivos químicos, uso excessivo de medicamentos, gestação, lactação, crianças e idosos e doenças imunológicas, câncer e outros. Diante da falta de nutrientes no organismo, é comum o uso da suplementação alimentar, na qual podem ser usados polivitamínicos e poliminerais em cápsulas.

Que eles são essenciais para uma dieta balanceada e uma vida saudável, você já sabia. Abaixo separamos os benefícios específicos de cada mineral e vitamina. Confira.

 

Betacaroteno (pró-vitamina A)

Ao ser ingerido, é convertido em vitamina A no organismo, sua forma ativa. Possui ação antioxidante, previne o surgimento de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e retarda o envelhecimento. É importante para a função imune e para a visão. Seu efeito antioxidante protege a pele contra a ação nociva dos raios solares.

As algas marinhas também são ótimas fontes de betacaroteno. Podem ser adicionadas a sopas, arroz, saladas ou consumidas puras. Há ainda as opções das cápsulas de algas, como Spirulina Havaiana e Chlorella.

 

Complexo B

As vitaminas do complexo B estão envolvidas em todos os processos do nosso organismo. São importantes para o fornecimento de energia e para o sistema nervoso central. Além dos suplementos de complexo B, os comprimidos de levedo de cerveja são ricos em vitaminas desse complexo. Vitamina C

Com ação antioxidante, a Vitamina C previne o envelhecimento precoce, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. É importante para o sistema imunológico.

 

Vitamina D

Melhora a absorção do cálcio, sendo importante para a saúde óssea. Além disso, modula o sistema imunológico. O suplemento de óleo de fígado de bacalhau é fonte de vitamina D.

 

Vitamina E

Excelente antioxidante, atua na prevenção do envelhecimento precoce e de doenças como as cardiovasculares, câncer e diabetes. Previne o surgimento de doenças neurológicas, displasia mamária e alivia os sintomas da TPM. Cápsulas de óleo de gérmen de trigo são boas fontes de vitamina E.

 

Cálcio

É um mineral importante para desenvolver e manter a saúde dos ossos e dentes. Regula os batimentos cardíacos, favorece a coagulação do sangue e atua na transmissão de impulsos nervosos.

 

Magnésio 

É essencial para a formação óssea e produção de serotonina – neurotransmissor relacionado ao bem-estar –, sendo importante em casos de depressão. Ajuda a aliviar os sintomas da TPM. É relaxante muscular e dos vasos sanguíneos, por isso beneficia a saúde cardiovascular.

 

Ferro

É importante para o sistema imunológico e para a prevenção e o tratamento de anemias. É um mineral fundamental para a função da tireoide, para a desintoxicação do fígado e para a formação de colágeno. Participa da síntese dos neurotransmissores serotonina e dopamina, sendo importante para o sistema nervoso.

 

Zinco

Mineral essencial para o sistema imunológico, tem ação antioxidante, prevenindo doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e retardando o envelhecimento. Facilita a cicatrização de feridas e melhora a fertilidade.

 

Cromo

Importante para diabéticos, este mineral melhora a ação da insulina e regula os níveis de glicose no sangue. Está envolvido na redução dos níveis de LDL-colesterol (colesterol ruim), colesterol total, triglicérides e aumento do HDL-colesterol (colesterol bom), prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

 

Suplementos de vitaminas e minerais

Os suplementos polivitamínicos possuem maior variedade de vitaminas e minerais. Outras opções são as cápsulas de algas, como a Spirulina e a Chlorella, fontes naturais de vitaminas e minerais, indicadas como complementos alimentares.

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