A prática regular de exercício físico é um fator essencial na promoção da saúde e do bem-estar, funcionando como um dos pilares para um estilo de vida saudável.

Uma estatística divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o sedentarismo será a causa de 23,3 milhões de óbitos em 2030. Doenças cardiovasculares, câncer e diabetes do tipo 2 são as principais causas de morte, de incapacidade e de perda de qualidade de vida, e para prevenir essas doenças, recomenda-se um estilo de vida saudável, que inclui atividade física regular.

As taxas de mortalidade por essas doenças são ainda maiores em homens do que em mulheres e podem estar relacionadas, além do sedentarismo, a outros hábitos como tabagismo, estresse e pela demora na procura por tratamento e por ajuda médica.

Para reverter esse quadro, é fundamental uma alimentação balanceada, o controle do stress e a realização de exercício físico regularmente.

Segundo a OMS, é recomendável a execução de 30 minutos de atividade física em cinco ou mais dias por semana. Com essa prática, é possível obter melhora das funções cardíaca, respiratória e imunológica, além de menor risco de doenças cardiovasculares, diminuição do estresse e da ansiedade, perda de peso, promovendo ganho de massa e força muscular. A dica é para que se escolha uma atividade física que seja prazerosa – vale desde caminhada até musculação e lutas marciais.

Para aqueles que já são adeptos de atividade física, o uso de suplementos associados à boa alimentação pode garantir melhor desempenho e resultado. Os suplementos de carboidratos como a maltodextrina garantem disposição para o treino e preservam a massa muscular. A proteína é de extrema importância para pessoas que buscam ganho de massa muscular, já que é utilizada para a síntese proteica que ocorre no período pós-atividade física. Durante o exercício ocorrem lesões nas fibras musculares que precisam ser reparadas. Fornecendo a quantidade necessária de proteínas pode-se acelerar o reparo muscular e favorecer o aumento de massa muscular. Os suplementos que podem ser utilizados são: albumina (proteína da clara de ovo), proteína isolada de soja, caseína, barras de proteínas, aminoácidos líquidos ou em tabletes e whey protein.

Nossa sugestão: convide seu pai para uma caminhada e faça deste momento não apenas o momento de atividade física, mas de convivência.

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