A estação mais esperada do ano já está batendo em nossa porta. Com o Verão, vêm as férias, as viagens, a praia, a diversão e o descanso e todos precisam vir acompanhados de cuidados especiais com a saúde. As altas temperaturas exigem mudanças em nosso dia a dia, principalmente no que diz respeito à alimentação. Aqui estão alguns alimentos interessantes para serem incluídos no cardápio e o motivo de serem uma boa escolha nesta estação.

  1. Milho

A luteína e a zeaxantina, dois antioxidantes presentes no alimento, podem agir como ‘óculos de sol naturais’, ajudando a formar um pigmento macular que filtra alguns dos raios nocivos do sol. Esses mesmos antioxidantes também podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver degeneração macular, a principal causa da cegueira em pessoas com mais de 60 anos de idade.

  1. Café gelado

É uma ótima maneira de começar suas manhãs de Verão. Melhor ainda: beber uma única xícara de café por dia pode reduzir o risco de desenvolver câncer de pele. Em um estudo com mais de 93.000 mulheres, publicado no European Journal of Cancer Prevention, aquelas que bebiam uma xícara de café com cafeína por dia reduziram o risco de desenvolver câncer de pele, não melanoma, em cerca de 10%. E quanto mais elas beberam, menor foi o risco.

  1. Cerejas

Elas conferem uma série de benefícios à saúde. Seu suco, por exemplo, pode ajudar a obter melhor noite de sono, pois eleva os níveis de melatonina no organismo –  hormônio que regula o sono -, o que leva à melhoria significativa da qualidade e da duração do sono. Os seus compostos de ácido também podem dar uma mãozinha no processo de emagrecimento, por conta da ancitocina, um tipo de antioxidante.

  1. Tomate

Não há dúvida de que o filtro solar deve ser a sua primeira linha de defesa contra o sol no Verão escaldante. Mas comer tomate pode otimizar essa proteção: o licopeno presente no fruto faz com que os tomates vermelhos possam proteger a pele das queimaduras solares.

  1. Melancia

Além de proteger a pele devido à presença do licopeno (antioxidante presente no tomate, explicado anteriormente), 92% da composição da melancia é água, sendo uma excelente aliada para manter o organismo hidratado durante essa época de altas temperaturas. Outro benefício? Pesquisas mostram que a ingestão de alimentos compostos por muita água ajuda a manter a saciedade com menos calorias.

  1. Framboesas

São fontes de pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol sanguíneo. Uma xícara de framboesas contém 8 gramas de fibra. Estudo publicado no Journal of Nutrition sugere que comer mais fibras pode ajudar a prevenir o ganho de peso ou até mesmo a promover a perda de peso. Durante um estudo de dois anos, os pesquisadores descobriram que quando os participantes aumentaram o consumo de fibras (8 gramas para cada 1.000 calorias), perderam cerca de 2 quilos.

  1. Chá gelado

Além de ser extremamente refrescante nos dias quentes, estudos mostram que beber chá regularmente pode reduzir o risco de doenças como Alzheimer e diabetes, além de manter dentes e gengivas saudáveis e ossos mais fortes. Como? O chá, especialmente o feito a partir da planta Camelia Sinensis, é rico em uma classe de antioxidantes chamados flavonoides, os principais responsáveis pelos seus benefícios.
Adicionar suco de limão (rico em ácido cítrico e em vitamina C) ao seu chá gelado ajuda a preservar esses antioxidantes por mais tempo, além de deixar a bebida ainda mais saborosa.

  1. Mirtilos

Um dos benefícios da fruta é a atuação dos seus antioxidantes no cérebro. Além de apresentar melhoria na memória, a frutinha pode abrandar ou adiar o aparecimento de outros problemas cognitivos associados ao envelhecimento.
Outra substância que merece destaque é o resveratrol, que também previne os processos oxidativos que formam placas de gordura no sangue. Sendo assim, o mirtilo pode ser apontado como um grande colaborador da saúde cardiovascular.

Deixe uma resposta