A pandemia da COVID-19 alterou a rotina de muitas pessoas e empresas. Algumas delas optaram pelo teletrabalho ou home office para obedecer às recomendações de isolamento social indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), porém, a principal queixa referente a este tipo de trabalho, é a dificuldade de concentração em casa

Confira nossas dicas de alimentos que ajudam no  no aumento do foco e da concentração e podem ser bons aliados neste momento, além de uma receita deliciosa para incluí-los na dieta.

Como aumentar a concentração no Home Office?

Algumas dicas  são muito úteis neste momento, confira algumas que podem ajudar:

  • Crie uma rotina de horários
  • Vista-se confortavelmente
  • Evite as distrações das redes sociais

Se alimentar bem, também é importante, escolhendo alimentos mais leves, ricos em proteínas, carboidratos de boa qualidade, fibras, gorduras boas, vitaminas e minerais, que ajudam no controle da ansiedade e das compulsões alimentares. 

Alguns alimentos também auxiliam no aumento do foco e da concentração e podem ser bons aliados neste momento. 

Alimentos que ajudam na concentração

Chá verde

Auxilia na concentração pelo fato de conter cafeína, que aumenta o estado de alerta e concentração e uma substância chamada L-Theanina, que aumenta a tranquilidade e controla a liberação da cafeína no organismo. 

Caso a pessoa não tenha nenhuma restrição quanto ao uso de cafeína, o chá verde pode ser uma opção interessante. 

Abacate

Fonte de gorduras boas e fibras, o abacate ajuda na melhora da circulação sanguínea acionando células cerebrais. Além disso, pode ajudar no controle da fome. 

Mirtilo (blueberries)

Os antioxidantes presentes no mirtilo, estimulam o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro, mantendo a mente ativa

Estudos falam de aumento de concentração e memória por até 5 horas após a ingestão desta fruta. 

Óleos de peixe e peixes “gordos”

São fontes de ômega 3, que ajuda na memória, desempenho mental e função comportamental

A deficiência desta gordura no organismo, pode levar à depressão, alterações de humor, falhas de memória. 

Os peixes que contém uma boa concentração de ômega 3 são a sardinha, atum, cavala, arenque. 

Cacau e Chocolate amargo

Chocolates com altas concentrações de cacau (maior de 70%) e cacau em pó puro, são importantes devido à presença de cafeína, além de conter magnésio, importante na produção de endorfinas e serotonina, que ajudam na melhora do humor e na melhora do bem-estar.

Maca Peruana

A maca é uma raiz originária do Peru, que contém nutrientes importantes, como bons carboidratos, aminoácidos, vitaminas, minerais, para:

  • Reduzir o cansaço físico e mental
  • Melhorar a memória 
  • Favorecer a concentração

Semente de linhaça

Fonte de ômegas, principalmente o 3, fibras, magnésio que ajudam na função cerebral, foco, controle do apetite e do peso. 

Podem ser trituradas e consumidas com sucos, saladas, frutas, vitaminas. 

Vegetais folhosos verde-escuros 

Fonte de antioxidantes que estimulam e ajudam a proteger o cérebro. Contém diversas vitaminas e minerais que ajudam na memória, foco, e estimulam o potencial do cérebro. 

Oleaginosas

Castanhas, amêndoas, nozes, são opções interessantes por serem ricos em gorduras boas, aminoácidos, vitaminas (principalmente vitamina E, que ajuda na cognição), ajudando na melhora do foco

Uma porção de 30g ao dia, são suficientes. 

Não esqueça de beber bastante água!

Manter-se hidratado é importante para o bom funcionamento do organismo de uma forma geral. Mantenha sempre uma garrafinha por perto, para não esquecer. 

Sugestão de Receita: Mousse de Cacau com Abacate

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 1 colher (sobremesa) de canela em pó
  • 1 colher (sopa) de néctar de coco

Modo de preparo: 

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea. Leve à geladeira por, pelo menos, 2 horas. 

Sirva gelado. 

Rendimento: 5 porções

Referências:

9 brain foods that will improve your focus and concentration
20 alimentos para turbinar o cérebro e melhorar aprendizagem e concentração

Priscila Teles

Nutricionista da Rede Mundo Verde.

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