Com o aumento do consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados, atualmente muitas crianças sofrem com doenças que antes acometiam somente adultos e idosos. De acordo com a UNICEF “uma em cada três crianças de 5 a 9 anos possui excesso de peso, sendo que 17% dos adolescentes estão com sobrepeso e mais de 8% são considerados obesos”.

É extremamente importante reforçar que o hábito alimentar é formado dentro de casa, com a família. As crianças irão se espelhar e consumir o que os pais compram e consomem, será à base da alimentação da criança.

Como formar o hábito alimentar saudável? Com atenção e dedicação! Invista em mais tempo com seu filho, mesmo que por algumas horas durante a semana e mais tempo aos finais de semana. Leve-o até a feira, ao mercado, peça ajuda para escolher os legumes, verduras e frutas. Durante o preparo, deixe que ele contribua na lavagem, separação, faça com que ele se sinta importante, dessa forma, poderá despertar o interesse em experimentar o alimento que eles mesmo preparou.

Abaixo listamos algumas receitas saudáveis que eles podem preparar junto com você!

  1. Biscoito de banana com aveia

Ingredientes

1 xícara de chá de banana nanica amassada (2 bananas grandes)

1 xícara de chá de aveia em flocos finos Mundo Verde Seleção

1 colher de sopa de óleo de coco orgânico Mundo Verde Seleção

1 colher de chá de fermento químico em pó

Canela em pó a gosto

1/4 de xícara de chá de mix berries Mundo Verde Seleção

1 colher de sopa de néctar de coco Mundo Verde seleção.

1/4 de xícara de chá de castanha do Pará Mundo Verde Seleção picadas

Modo de preparo: Pré aqueça o forno a 180°. Em um bowl coloque as bananas amassadas, acrescente a aveia em flocos, o óleo de coco, a canela e o fermento. Misture e coloque o mix berries, o néctar de coco e as castanhas picadas e misture novamente. Em uma assadeira forrada com papel manteiga, com o auxilio de duas colheres faca bolinhas e acomode no papel manteiga. Leve ao forno por mais ou menos 20 minutos, até que fiquem sequinhos. Retire do papel e consuma.

  • Muffin salgado de legumes com queijo

Ingredientes:

1 ovo

1/2 abobrinha ralada

1/2 cenoura ralada

80g de queijo parmesão ralado

1 colher de sopa de linha marrom Mundo Verde Seleção

1 colher de sobremesa de Psyllium Mundo Verde Seleção

1 tomate picado em cubinhos

1 cebola roxa picada em cubinhos

1 colher de fermento em pó

1 pitada de sal rosa do Himalaia Mundo Verde Seleção

Orégano a gosto

Modo de preparo: Em um bowl coloque a abobrinha, cenoura, tomate, cebola roxa. Bata um ovo e acrescente. Mexa bem e acrescente o orégano, queijo, sal rosa, linhaça e psyllium. Coloque o fermento e mexa suavemente. Disponha em forminhas de cupcakes ou de silicone e leve ao forno médio por 30 minutos.

  • Balas de agar agar

Ingredientes:

2 colheres de sobremesa de agar agar (5g)

2 xícaras de chá de suco natural de abacaxi

1 colher de sopa de semente de chia Mundo Verde Seleção

1 colher de sopa de açúcar de coco Mundo Verde Seleção

Modo de preparo: Em uma panela em fogo baixo, coloque o suco de abacaxi e o agar agar, misture bem e cozinhe por aproximadamente 3 minutos. Desligue o fogo acrescente a chia e o açúcar de coco, mexa ate dissolver bem e coloque em forminhas de silicone, leve a geladeira por 30 minutos e sirva.

  • Bisnaguinhas integrais

Ingredientes:

240ml Bebida de vegetal

50g Manteiga Ghee derretida Mundo Verde Seleção

430g de farinha de trigo integral

10g Fermento biológico seco

1 Ovo inteiro + 1 gema

1 colher de sopa de sal rosa do Himalaia Mundo Verde Seleção

1 gema para pincelar

Modo de preparo: Em uma tigela coloque a bebida vegetal, a manteiga ghee, ovo inteiro + gema, sal rosa e misture bem. Acrescente o fermento e misture com cuidado e deixe crescer por 20 minutos em local abafado. Comece adicionar aos poucos a farinha integral, misturando para que a farinha absorva os líquidos. Quando a massa começar a ficar pesada, unte ou enfarinhe a bancada e comece a sovar a massa, ela vai estar mole então unte as mãos, assim fica mais fácil, faça movimento de empurrar e puxar a massa com as palmas das mãos. Assim que ficar mais firme e parar de grudar nas mãos, cubra com um pano e deixe crescer por 10 minutos. Continue sovando a massa agora por mais 15 minutos ou até a massa ficar elástica e lisa. Coloque em uma tigela e cubra com plástico filme e deixe crescer em local abafado por cerca de 40 minutos ou até dobrar de tamanho. Retire o ar da massa e modele um cilindo e corte em partes iguais. Corte em pedaços menores, faça o formato de bisnaga. Unte uma assadeira, coloque as bisnagas e pincele a gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido, asse até que fiquem dourados e assados.

  • Danoninho” de biomassa de banana verde

Ingredientes:

10 morangos

1 colher de sopa de biomassa de banana verde

1 colher de sopa de Psyllium Mundo Verde Seleção

1 colher de açúcar de coco Mundo Verde Seleção

1 Iogurte natural sem açúcar

Modo de preparo: Higienize os morangos e bata-os no processador com o iogurte. Acrescente a biomassa de banana verde, o psyllium e o açúcar de coco. Bata novamente até obter uma mistura homogênea. Coloque em forminhas e leve para geladeira por 2 horas.

  • Mini hambúrguer de brócolis

Ingredientes:

1 ovo

250g de brócolis

1 cebola triturada

1 dente de alho triturado

5 colheres de sopa de farinha de aveia Mundo Verde Seleção

100ml de bebida vegetal

1 colher de sopa de gergelim preto

Sal a gosto

Orégano a gosto

Modo de preparo: No processador coloque o brócoli e triture em pedaços grandes e transfira para um bowl. Adicione o ovo, cebola, alho, aveia e o gergelim, mexa até obter uma massa homogênea. Adicione a bebida vegetal aos poucos até obter uma massa que seja possível modelar. Leve a geladeira por 20 minutos. Com ajuda de uma colher modele os hambúrgueres. Em uma frigideira coloque um fio de azeite e coloque os hambúrgueres até dourar, vire e doure o outro lado também.

Fonte: Priscila Gomes – Nutricionista da Rede Mundo Verde.

Referências:

https://www.unicef.org/brazil/prevencao-da-obesidade

Priscila Gomes

Priscila Gomes é nutricionista registrada (CRN-3 29036) Graduada pelo Universidade Paulista. Atua na área de marketing nutricional e funcional na rede Mundo Verde, onde realiza treinamentos de capacitação para equipe de campo nos diferentes estados do Brasil, além do suporte nutricional atrelado a equipe de marketing da empresa.

Deixe uma resposta