As escolhas alimentares que realizamos ao longo da vida tem influência direta na beleza da pele. Uma alimentação equilibrada, rica em alimentos com nutrientes que ajudam a prolongar a juventude, além de proteger o organismo contra os efeitos do tempo.

Produzidos naturalmente em nosso organismo durante processos como respiração e produção de energia os radicais livres são substâncias que quando em excesso podem contribuir para o envelhecimento da pele. Quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidante, se inicia o processo de envelhecimento no organismo.

Daí a importância do consumo de alimentos ricos em antioxidantes na rotina de quem deseja permanecer jovem por mais tempo. Os antioxidantes combatem e neutralizam a ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento e auxiliando ainda na prevenção de doenças. Os antioxidantes são vitaminas, minerais, pigmentos presentes em alimentos como frutas vermelhas (cranberry, gojiberry, blueberry, açaí), cacau, cúrcuma ou açafrão, suco de uva integral e também encontrado na forma de suplementos em cápsulas.

Outro fator que interfere na qualidade da pele e que devemos estar atentos é o funcionamento intestinal. Quando nossa flora intestinal esta comprometida a absorção de nutrientes da dieta e a eliminação de toxinas do organismo estarão prejudicadas e a pele refletirá esse quadro.

Para potencializar a eliminação de toxinas podemos incluir na dieta alimentos que potencializam o processo de detox, boas opções são vegetais verdes escuros como a couve e o espinafre, a romã e o limão. Existem também produtos solúveis que contém esses alimentos em sua composição para tornar o detox mais prático. Já para auxiliar na regularização do funcionamento intestinal além da ingestão adequada de líquido podemos incluir alimentos que ajudam a nutrir a flora intestinal, são os chamados prebióticos, como a farinha de banana verde, a polidextrose e os frutooligossacarídeos.

Quando falamos sobre pele e beleza um nutriente que não pode ficar de fora é o colágeno, trata-se de uma proteína estrutural que ajuda a melhorar a elasticidade e textura da pele. A partir dos 30 anos a produção dessa proteína reduz, e com isso alterações na pele são mais evidentes. O colágeno pode ser encontrado em alimentos como a carne e também na forma de suplementos.