Ricos em vitaminas, minerais e fibras, os cereais integrais podem contribuir para a redução do risco de doenças crônicas

Uma alimentação equilibrada, associada à prática regular de atividades físicas, é essencial para uma boa qualidade de vida e bom funcionamento do organismo. Alguns alimentos, quando incluídos no cardápio, podem proporcionar benefícios à saúde, ajudando na prevenção e no controle de doenças, além de nutrir, como é o caso dos cereais integrais.
De acordo com Flávia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, os cereais integrais mantêm a fibra e os nutrientes do grão. “Para que um grão seja considerado integral, é preciso que este esteja completo, ou seja, possua o farelo, denominado comumente de casca, a película, o endosperma e o gérmen. O farelo e a película são ricos em fibra, vitaminas do complexo B, proteína e minerais; o endosperma constitui uma excelente fonte de energia para o corpo, pois fornece carboidratos complexos; e o gérmen, rico em minerais, vitaminas, antioxidantes e fitonutrientes (substâncias naturais, presentes nas plantas, que fazem bem ao organismo)”, explica.
Estudos mostram que o consumo de 3 porções ao dia de cereais integrais (uma porção equivale a ½ xícara) pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 e de alguns tipos de câncer. “Os cereais integrais são fontes de fibras, vitaminas e minerais, nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. As fibras presentes auxiliam na regularização do funcionamento intestinal e seu consumo pode ainda contribuir para a redução dos níveis de colesterol no sangue, diminuindo, consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares. Optar pelos integrais também ajuda a minimizar o acúmulo de gordura na região abdominal, que está relacionada à síndrome metabólica”, ressalta Flávia.
Abaixo, a nutricionista lista opções de produtos e receitas à base de cereais integrais. Confira!
 
PRODUTOS
 
FREEKEH MUNDO VERDE SELEÇÃO
freekeh
 
O Freekeh é o grão do trigo colhido ainda verde e tostado. Por ser colhido ainda verde, há alteração no perfil nutricional do grão, conferindo a essa versão mais fibras, o que auxilia ainda mais na regulação da flora intestinal, no aumento da saciedade, no emagrecimento, na diminuição do colesterol e do índice glicêmico. Tem também mais proteínas antioxidantes se comparado ao trigo maduro.
 
QUINOA MUNDO VERDE SELEÇÃO
quinoa
O alimento é extremamente nutritivo e seu conteúdo é superior ao de outros cereais. É rico em zinco, ferro, cálcio, potássio, magnésio e manganês e vitaminas B2 e E. Também é fonte de fibras, que moderam o apetite, e fonte de ômega-3 e 6. Auxilia na regularização do intestino, reduz o colesterol e atua na redução de danos gastrointestinais.
A quinoa também fortalece o sistema imunológico. É considerado um alimento versátil, o que facilita a sua inclusão no cardápio diário. Seu cozimento é rápido, cerca de 15 minutos, e é de fácil digestão.
 
 
RECEITAS
 
SOPA DE FREEKEH
 
Ingredientes:
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 cebola picadinha
1 dente de alho amassado
1 cenoura em cubos
1 xícara de freekeh
4 xícaras de caldo de legume caseiro
½ colher de chá de cardamomo
Sal e pimenta do reino a gosto
 
Modo de preparo:
Em uma panela, junte o azeite a cebola e o alho. Refogue. Junte o freekeh e misture por 3 minutos, tempere com o cardamomo, o sal e pimenta. Junte a cenoura, misture e adicione o caldo de legumes e deixe cozinhar por 30 minutos. Prove e corrija o sal se necessário e sirva. Se desejar, na hora de servir acompanhe de sementes de girassol para ter algo crocante para mastigar.
 
COOKIE DE QUINOA E MEL
 
Ingredientes:
1 xícara (chá) de quinoa em flocos orgânica
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de margarina (ou manteiga) light derretida
1 ovo
2 colheres (sopa) de água
 
Modo de preparo:
Em uma tigela funda, misture a quinoa, a farinha, o açúcar, o fermento, o mel, a margarina, o ovo e a água. Mexa até obter uma massa grossa. Molde os cookies com as mãos e coloque-os numa fôrma forrada com papel-alumínio. Se preferir, faça bolinhas com o auxílio de uma colher. Asse em forno preaquecido a 180 °C por cerca de 25 minutos ou até dourar. Retire do forno, espere esfriar totalmente e guarde em um recipiente de vidro bem fechado.

Deixe uma resposta