Estamos sempre a procura de uma vida mais saudável para o corpo, com atividades físicas e boa alimentação. Mas nos esquecemos, na maior parte do tempo, que uma vida saudável requer equilíbrio dos pés a cabeça, e que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo.
Domingo, dia 24 de abril, comemora-se o Dia do Livro e nada como os cuidados de uma boa leitura para manter o cérebro aquecido. Separamos algumas dicas de ouro para você desenvolver o hábito de leitura e começar a cuidar de você por completo.
Leia por prazer
Primeiro de tudo, entenda: ler não é uma obrigação. A cultura brasileira sempre atrelou a leitura à aspectos profissionais e acadêmicos, mas ler é tão entretenimento quanto cinema ou música, basta você encontrar o gênero que lhe agrada. A cartela de opções é extensa. Romance, fantasia, biográfico, drama, aventura, autoajuda e religiosidade são só alguns deles.
Livro na bolsa
Você nunca sabe quando terá um tempinho livre. No ônibus, na fila do banco, quaisquer dez minutos no seu dia podem ser preenchidos com leitura. Neste caso, dê preferência para livros pequenos, fáceis de carregar.
Aposte nos best-sellers
Tem uma razão para TO-DO mundo estar lendo os mesmos livros. Geralmente, deram origem a filmes ou séries, mas você só vai realmente entender toda essa fama se pegar o livro para ler. Procure a lista de mais vendidos, com certeza algum vai te interessar!
Crie seu cantinho para leitura
Sentar em um cantinho e mergulhar completamente na história faz a leitura fluir com facilidade. Pode ser qualquer lugar: sua cama, o quintal da sua casa, o escritório ou sala de estar, o importante é ter tranquilidade.
Mas vá lá para fora também
Se em casa não tem espaço, tente ir lá fora. Parques, livrarias, bibliotecas. O clima muda completamente e você sempre pode encontrar pessoas legais sem querer!
Tente coisas novas
Não pense que os livros são todos como aqueles que foi obrigado a ler na escola. A literatura se adapta ao tempo e, portanto, tem a obrigação de conversar de igual para igual com seu leitor – e, acredite, existem livros para todos os tipos de leitores. Você tem uma infinidade de gêneros, então, experimente! Você pode não gostar de romances, mas pode se apaixonar por poesia, ou quadrinhos!
Está vendo? Não é complicado. Pelo contrário, ler é divertido e desafiador para mente. Se estiver afim de começar uma dieta literária, estabeleça uma meta de leitura, convide uns amigos e cultive cultura.

Deixe uma resposta