Optar pelo uso da bicicleta no dia a dia ainda está longe de ser um hábito do brasileiro, e é comum estranharem quando as pessoas resolvem deixar os carros de lado para sair de bike. Então, entenda na lista abaixo porque cada vez mais pessoas estão aderindo às bikes.

Sem perder tempo

Você não perde tempo no trânsito, já que não fica dependendo da situação do congestionamento e tem mais mobilidade, pois a bike não precisa de muito espaço para se movimentar. Os Desafios Intermodais realizados em várias cidades do País comprovam que a bicicleta é bem mais rápida que o carro nos grandes centros urbanos.

Economia de dinheiro

Além de poupar dinheiro com estacionamento e gasolina, e gastar quase nada com manutenção, a bicicleta é o transporte mais barato que existe. Andar de bike pode ser até seis vezes mais barato que usar o carro e três vezes mais barato que o transporte público. Sem falar que seu custo é 30 vezes inferior ao de um carro médio popular.

Menos estresse no trajeto

Além de não precisar lidar com congestionamento, faróis e possíveis brigas no trânsito, um passeio de bike pode te ajudar a se livrar do estresse e clarear as ideias. Pesquisas comprovam que ciclistas tendem a ser

mais resistentes a doenças emocionais, como a depressão, do que a maioria das pessoas.

Não polui e respira-se um ar mais limpo

Usar bicicleta reduz a quantidade de gás carbônico projetado no ar, o que é bom para você e todos ao seu redor. Além disso, segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), ao contrário do que se pensa, o ar dentro dos automóveis é mais poluído do que o lado de fora.

Resultados físicos visíveis

Andar de bike queima calorias e fortalece os músculos e as articulações. O ciclista trabalha quadríceps, coxa, panturrilha, glúteos e abdômen. Além disso, o exercício físico em duas rodas estimula o sistema imunológico e aumenta o número de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

Sensação de liberdade

Nada melhor do que passar tranquilamente de bicicleta por um congestionamento, não se sentir imobilizado no trânsito, ter visão completa do seu redor, notar casas, pessoas, cheiros e sons, sentir o sol na pele, o vento no rosto… Precisa de mais?

Agora você já tem motivos suficientes para tirar o pó da bike na garagem e sair pedalando por aí!

Fonte: Vá de Bike

Deixe uma resposta